18 de março, 2019

1.jpg

#PlayFátima é o desafio para a II Jornada de Comunicação do Santuário de Fátima

Iniciativa está agendada para o próximo dia 29 de março, no Centro Pastoral de Paulo VI, em Fátima

 

O Santuário de Fátima promove no próximo dia 29 de março, a II Jornada de Comunicação, com o título #PlayFátima. A iniciativa tem lugar no Centro Pastoral de Paulo VI, e é aberta a todos os que trabalham na área da comunicação.

Na génese desta segunda edição está a “era digital”, “onde a imagem vale tanto como as palavras”, afirma o Reitor do Santuário de Fátima, o Pe. Carlos Cabecinhas.

“Mais do que uma revolução tecnológica vivemos uma revolução de linguagem, em que os paradigmas são outros e os métodos de explicitação da Fé também se alteraram, exigindo uma reflexão séria sobre como é que a teologia pode iluminar esse novo espaço teológico em emergência”, escreve o sacerdote, acerca desta iniciativa.

No Santuário de Fátima vive-se uma nova fase, em que é evidente a aposta no vídeo online, materializada já pelo streaming que diariamente é disponibilizado aos peregrinos com as celebrações na Capelinha das Aparições e também a oferta da missa diária do programa oficial, às 11h00.

Esta II Jornada de Comunicação do Santuário de Fátima inserida no contexto do ano pastoral – Dar Graças por Peregrinar em Igreja – interpela para os desafios que se colocam hoje à comunicação nas redes sociais e aos instrumentos que são utilizados para melhorar e rentabilizar, de forma verdadeira e eficaz, a mensagem.

A abertura está agendada para as 10h00, com a palavra inicial do Pe. Vitor Coutinho, Vice-Reitor do Santuário de Fatima, e da Diretora do Gabinete de Comunicação, Carmo Rodeia.

No primeiro painel, Joana Martins, da RTP, e Manuel Pestana Machado, do Observador, vão refletir sobre a importância do vídeo nas redes sociais.

Clara Almeida Santos, da Universidade de Coimbra, falará sobre o StoryTelling digital.

No segundo painel, Nuno Patrício, da RTP, e Tiago Lavado, da BTV irão abordar a articulação entre a linguagem do vídeo e a linguagem institucional.

No terceiro e último painel, Paulo Santos, da Escutismo TV e fará uma reflexão acerca do modo como se pode comunicar o evangelho através da imagem.

A II jornada de comunicação do Santuário de Fátima é aberta a todos os profissionais de comunicação - jornalistas, assessores, repórteres e comunicadores em geral -, mediante a inscrição prévia, com um custo de 10 euros, que inclui almoço. 

PDF

HORÁRIOS

21 ago 2019

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.