09 de julho, 2018

3J3A6180.JPG

Primeiros voluntários do Projeto SETE recebem formação a partir de hoje

Jovens voluntários vão acolher peregrinos e aprofundar Mensagem de Fátima

 

Teve hoje início o primeiro turno do projeto SETE, através do qual o Santuário de Fátima propõe a jovens, dos 16 aos 35 anos, uma experiência imersiva de voluntariado. Nesta proposta, os jovens vão vivenciar o acolhimento aos peregrinos, no Santuário, ao mesmo tempo que aprofundam a Mensagem de Fátima.

Neste primeiro grupo participam 5 jovens das dioceses do Porto, Lisboa e Setúbal, com idades compreendidas entre os 16 e os 35 anos. Os momentos de formação tem como intuito incutir alguns aspetos de natureza prática do serviço a desenvolver. As dinâmicas de partilha são uma das bases que a coordenadora do Serviço de Informações e Acompanhamento de Peregrinos, Madalena Jesus, tenta incutir neste grupo. Marta Couto faz voluntariado regularmente no Santuário de Fátima e transmitiu através da sua experiencia a importância da “simplicidade no acolhimento”.

Estes voluntários vão colaborar nos diferentes espaços percorridos pelos peregrinos: Capelinha das Aparições, basílicas de Nossa Senhora do Rosário de Fátima e da Santíssima Trindade, posto de informações, Via-Sacra e monumento dos Valinhos.

Será também o voluntariado do projeto SETE que garantirá o funcionamento da Casa do Jovem do Santuário de Fátima, de quarta-feira a sábado, das 10h00 às 12h30 e das 15h00 às 18h00, desde a segunda semana de julho à ao primeiro fim-de-semana de setembro.

Neste espaço, os jovens voluntários vão ser desafiados a idealizar atividades e itinerários para o público jovem, através do atelier criativo “Propor Fátima”.

Durante os dias do projeto, os voluntários – que estarão devidamente identificados com um colete e um crachá do projeto SETE –, serão chamados a orientar, informar e acompanhar os peregrinos, dando especial apoio aos mais frágeis.

Esta iniciativa tem como objetivo essencial introduzir os jovens na experiência de Fátima, tornando-os anunciadores da mesma. Para tal, cada período inicia com o momento formativo "Jovem, que te diz Fátima?", através do qual é apresentada uma síntese da Mensagem de Fátima. No penúltimo dia, o encontro de partilha "E tu, que dizes a Fátima?" vai sintetizar a experiência tida ao longo dos dias de voluntariado.

Para o arranque de cada dia está previsto um momento de oração, que marcará o ritmo do serviço diário e a reflexão sobre as vivências tidas pelos jovens, sempre com o acompanhamento de uma equipa do Santuário.

PDF

HORÁRIOS

16 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 18h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.