09 de abril, 2021

2020-05-13_Missa_2.jpg

 

Principais peregrinações aniversárias em Fátima serão presididas por três cardeais

Num momento, fortemente marcado pelas dificuldades suscitadas pela pandemia, os prelados vão falar sobre o tema do ano pastoral “Louvai o Senhor, que levanta os fracos”

 

As três principais peregrinações internacionais aniversárias de maio, agosto e outubro, em Fátima, vão ser presididas por três cardeais: D. José Tolentino Mendonça, presidirá em maio; o arcebispo e cardeal do Luxemburgo, D.Jean-Claude Hollerich presidirá à peregrinação de agosto e D. Sérgio da Rocha, arcebispo de Salvador da Baia e primaz do Brasil, presidirá em outubro à peregrinação que celebra a 6ª aparição de Nossa Senhora aos três videntes na Cova da Iria.

Os três prelados foram feitos cardeais pelo Papa Francisco e integram o grupo de cardeais eleitores mais novos, num futuro Conclave.

O cardeal português vai presidir pela primeira vez em Fátima, desde que foi nomeado bispo e depois cardeal, na primeira grande peregrinação do ano, porventura uma das mais emblemátiocas sobretudo para os peregrinos portugueses e que evoca a primeira aparição da Virgem em Fátima. D. José Tolentino Mendonça é uma das mais destacadas e proeminentes figuras da Igreja portuguesa. Nasceu em Machico (Arquipélago da Madeira) em 1965, tendo sido ordenado padre em 1990 e bispo a 28 de julho de 2018; foi reitor do Pontifício Colégio Português, em Roma, diretor da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa e diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, da Igreja Católica em Portugal. A 26 de junho de 2018, o Papa nomeou-o arquivista do Arquivo Secreto do Vaticano e bibliotecário da Biblioteca Apostólica, elevando-o à dignidade de arcebispo; o até então vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa orientou nesse ano o retiro de Quaresma do Papa Francisco e seus mais diretos colaboradores.

D. José Tolentino Mendonça é comendador da Ordem do Infante D. Henrique, título que lhe foi atribuído em 2001 pelo ex-presidente da República Jorge Sampaio, e da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada, atribuída por Aníbal Cavaco Silva, antigo chefe de Estado.

Em agosto, na peregrinação que assinala a quarta aparição de Nossa Senhora aos três videntes, nos Valinhos, também conhecida como a Peregrinação dos Emigrantes, presidirá o arcebispo do Luxemburgo.

O caredal Jean-Claude Hollerich, de 62 anos, preside atualmente à Comissão das Conferências Episcopais da União Europeia (Comece).

Foi aos 61 anos de idade, o primeiro luxemburguês a fazer parte do Colégio Cardinalício. Recebeu a notícia em Portugal, quando se encontrava de férias. Mantém com a comunidade portuguesa uma relação de grande proximidade.

Em outubro, estará em Fátima o cardeal Sérgio da Rocha, arcebispo de Salvador da Bahia e primaz do Brasil. O cardeal Brasileiro foi o convidado da Peregrinação de maio de 2020 mas devido à pandemia acabou por não se deslocar a Portugal. Foi bispo auxiliar de Fortaleza e arcebispo de Teresina, foi o quarto arcebispo metropolitano de Brasília. Presidirá à ultima grande celebração exterior rm Fátima, evocando a sexta e última aparição na Cova da Iria.

As peregrinações aniversárias terão como tema o mote do ano pastoral: “Louvai o Senhor que levanta os fracos” e insere-se na dinâmica para os próximos três anos, período em que o Santuário estará sintonizado com a preparação da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), prevista para 2023 em Lisboa, procurando responder aos novos desafios pastorais colocados pela pandemia.

PDF

HORÁRIOS

20 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 10h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.