20 de fevereiro, 2026

d-jose-ornelas-20-fevereiro-2026-festa-liturgica-dos-santos-pastorinhos-3.png

“Quem, pois, se fizer pequeno como esta criança será o maior no Reino dos Céus”

Na Festa Litúrgica dos Santos Pastorinhos, D. José Ornelas desafiou os peregrinos a uma conversão de atitude que coloque os mais frágeis e vulneráveis no centro de todos os setores da vida.


Na manhã de hoje na Basílica da Santíssima Trindade, D. José Ornelas, bispo de Leiria-Fátima, destacou a santidade dos testemunhos de Francisco e Jacinta Marto para a Igreja e a sua atualidade para o mundo.

O bispo de Leiria-Fátima, partindo das palavras de Jesus — “Quem, pois, se fizer pequeno como esta criança será o maior no Reino dos Céus” — recordou a fragilidade e a simplicidade dos dois irmãos que se tornaram modelos de virtude heroica para toda a Igreja.

Na homilia, o sacerdote evocou ainda a figura bíblica de Samuel, evidenciando a importância da escuta ativa da voz de Deus. Segundo D. José Ornelas, esta abertura de coração é a condição para a verdadeira liberdade.

“Este devia ser o modo como se tomam a sério as crianças e os adultos: ensinando-as a ser livres, sem manipular ou dominar, mas ajudando-as a procurar a voz daquele que é a fonte da liberdade, da honestidade e da felicidade”, sublinhou o bispo de Leiria-Fátima.

O presidente da celebração salientou que “as crianças — os mais pequenos e frágeis — não podem ficar para trás nos nossos projetos: têm de ter prioridade”, reforçando a capacidade de se fazer pequeno.

Este apelo proferido pelo sacerdote permitiu desafiar os peregrinos para uma conversão concreta de atitudes, que se traduz no exemplo dos Santos Pastorinhos, num compromisso efetivo de amor ao próximo.

Ao terminar, D. José Ornelas projetou os exemplos de Francisco e Jacinta Marto como caminho para o Coração de Deus.

“A pequenez permitiu e criou espaço para que o Espírito de Jesus agisse neles e os fizesse crescer ao estilo de Jesus, de forma simples e despretensiosa, ao jeito de Maria”, afirmou.

A celebração concluiu com uma bênção às crianças presentes, que foram convidadas a tomar como referência os Santos Francisco e Jacinta Marto.

20-fevereiro-2026-festa-liturgica-dos-santos-pastorinhos.png

Homilia de D. José Ornelas na celebração da Festa Litúrgica dos Santos Pastorinhos

 

PDF

HORÁRIOS

20 fev 2026

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 18h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.