13 de dezembro, 2019

2019-12-13_Mensagem_de_Natal_2.jpg

Reitor do Santuário apresenta o Natal como oportunidade de santidade

Numa mensagem de vídeo, partilhada esta manhã, o padre Carlos Cabecinhas deseja um “santo e feliz Natal, vivido como acolhimento ao Deus que vem”.

 

Na mensagem de Natal do Santuário de Fátima, o reitor, padre Carlos Cabecinhas, apontou o acolhimento do Deus que vem até nós como caminho de santidade. Num ano em que o Santuário vive o lema “dar graças por viver em Deus” e celebra o centenário da morte de Santa Jacinta Marto, o sacerdote apresentou o exemplo de vida da Vidente como modelo de santidade e de vivência do Natal.

Num vídeo partilhado esta manhã, o reitor do Santuário começa por lembrar que a preparação deste momento festivo deve ser encarado, desde logo, como uma oportunidade para viver os valores da amizade, da concórdia, da harmonia e da paz, propostos pelo “espírito natalício”, deixando um convite a uma vivência do Natal mais profunda.

“Mas, para nós cristão, não é suficiente… O Natal tem que ser mais do que isso. O Natal leva-nos a focar na pessoa de Jesus Cristo, o Deus Menino, o Deus que vem até nós, que vem viver connosco, que se faz um de nós”, alerta o sacerdote, ao apresentar o acolhimento de Deus como caminho ideal para a vivência do Natal e caminho de santidade.

“A celebração do Natal significa viver e acolher este Deus que vem. Saber acolher Jesus Cristo é o caminho de santidade que é proposto a todos os cristãos, que é proposto a cada um de nós, que é proposto a cada peregrino que visita o Santuário de Fátima", afirma.

Evocando o tema da santidade, que guiará a dinâmica pastoral de Fátima ao longo deste ano sob o lema: “Dar graças por viver em Deus”, o reitor do Santuário apontou a vida de Santa Jacinta “como modelo daqueles que sabem acolher o Deus Menino, modelo da vivência deste Natal, modelo de santidade”.

A época natalícia no Santuário começa este domingo, dia 15 de dezembro, com a bênção das imagens do Menino Jesus, na Missa dominical das 11h00, que será presidida pelo bispo diocesano, D. António Marto, na Basílica da Santíssima Trindade. Às 15h00, decorre, no auditório do Centro Pastoral de Paulo VI, o habitual Concerto de Natal, que este ano junta o Grande Coral de Natal, do Brasil, e o Vox Laci, de Portugal, sob a direção de Isak Lucena e acompanhamento ao piano de Douglas Nascimento.

Este ano, as oferendas em dinheiro coletadas durante o Ofertório das Missas do Natal do Senhor, da Festa da Sagrada Família, da Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus e da Solenidade da Epifania, terão como destino as Irmãzinhas dos Pobres de Campolide, uma instituição que assume, com a ajuda de donativos, a missão de ajudar “quem sofre por causa da idade, da pobreza, da solidão e outras dificuldades”.

As celebrações desta época festiva podem ser seguidas em www.fatima.pt

 

Programa de Natal

 

CONCERTO DE NATAL

15 de dezembro

11h00 | Missa com Bênção dos Meninos Jesus (Basílica da Santíssima Trindade)

15h00 | Concerto de Natal (Auditório do Centro Pastoral de Paulo VI)

VIGÍLIA NATALÍCIA

24 de dezembro

23h00 | Missa do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, com osculação do Menino Jesus (Basílica da Santíssima Trindade) 

SOLENIDADE DO NATAL DO SENHOR

Dia 25 de dezembro

Missas do dia (com osculação do Menino Jesus)

07h30 e 18h30, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

12h30, na Capelinha das Aparições
09h00, 11h00, 15h00 e 16h30, na Basílica da Santíssima Trindade
17h30 | Vésperas cantadas (Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima) 

 

31 de dezembro

Programa de domingo

11h00 | Missa, com Consagração da Família e osculação do Menino (Basílica da Santíssima Trindade)

22h00 | Missa, com Te Deum de Ação de Graças (Basílica da Santíssima Trindade)

A seguir, procissão para a Capelinha e recitação do Rosário.

ANO NOVO

00h00 | Toque do carrilhão, Consagração ao Imaculado Coração de Maria e gesto da Paz.

Chá-convívio na Casa de Nossa Senhora das Dores.

PDF

HORÁRIOS

25 abr 2024

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 15h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.