19 de setembro, 2018

2018-09-19_Aula_PAMI_reitor_2.jpg

Reitor do Santuário falou em Roma sobre a dimensão profética de Fátima

Apresentação foi feita no âmbito de um curso da Pontifícia Academia Mariana Internacional, que pretende ser espaço para criação de um observatório para o estudo das aparições marianas

 

O reitor do Santuário, padre Carlos Cabecinhas, proferiu esta manhã, em Roma, uma aula sobre a dimensão profética das Aparições de Fátima. A apresentação foi feita no âmbito de um curso da Pontifícia Academia Mariana Internacional (PAMI), num encontro que pretende ser um primeiro passo com vista à criação de um observatório para o estudo das aparições marianas.

Na aula, que proferiu em conjunto com a irmã Ângela Coelho ASM, ex-postuladora da Causa de Canonização dos agora santos Francisco e Jacinta Marto, o reitor do Santuário de Fátima abordou a dimensão profética das Aparições de Fátima, demonstrando a atualidade da Mensagem deixada por Nossa Senhora aos Pastorinhos na Cova da Iria.

Após uma breve introdução, onde desenvolveu os termos “revelação” e “profecia”, o padre Carlos Cabecinhas apresentou os três ciclos definidos no acontecimento de Fátima: as aparições angélicas, as aparições marianas e o ciclo cordimariano, para, de seguida, elencar como aspetos fundamentais das visões proféticas de Fátima: a centralidade de Deus; o convite à adoração; o apelo à conversão, penitência e reparação; a solidariedade com o próximo e a apresentação do Rosário como “lugar fundamental da oração”.

A segunda parte da aula foi apresentada pela ex-postuladora da Causa de Canonização de Francisco e Jacinta Marto, que, através de uma abordagem à história, conteúdo e interpretação do segredo de Fátima, sublinhou a “força profética da vida dos santos Pastorinhos”

Na conclusão, lançada a partir da interrogação do cumprimento efetivo e total da profecia de Fátima, foi afirmada a atualidade profética da Mensagem de Fátima. Com referência a declarações do Papa Bento XVI, em 2010, e de D. Rino Fisichella, responsável pela Congregação para a Doutrina da Fé, em 2000, foi demonstrado que a realização da profecia de Fátima “não está terminada” e continua “em aberto”, com o presente, que é o “tempo da esperança”, como “referência”.

“A atualidade da Mensagem de Fátima baseia-se na relevância permanente do Evangelho a que a Mensagem se refere constantemente e nos dirige. A mensagem de Fátima "reflete, de diferentes pontos de vista, o próprio coração da revelação", reflete o núcleo do Evangelho e, desta forma "permite-nos aprofundar a lógica mais radical da revelação da Trindade de Deus: o amor de Deus que se manifesta como misericórdia para superar, a partir de dentro, os dramas da história humana", foi referido, no final da aula.

De recordar que, no último Simpósio Teológico-Pastoral organizado pelo Santuário de Fátima, que decorreu em junho último sob o tema “Fátima hoje: que sentido?”, Stefano Cecchin, especialista em Mariologia e atual presidente da PAMI, acentuou precisamente a atualidade da Mensagem de Fátima, ao destacar a importância que o acontecimento de Fátima tem na compreensão das mariofanias.

Stefano Cecchin sublinhava, então, o rápido reconhecimento das Aparições de Fátima pela Igreja, e caracterizava as Aparições da Cova da Iria como uma “chave interpretativa” que tem um “potencial de inteligência ecológica”, pelo seu apelo constante à “conversão e mudança”.

O curso da PAMI, que decorre entre 17 e 22 de setembro na Pontifícia Universidade Antonianum, reúne em Roma diversos especialistas na área da Mariologia e centra-se no tema “Entre fé, teologia e ciência”, e pretende ser um primeiro passo com vista à criação de um observatório para o estudo das aparições marianas. Neste curso, apenas dois santuários foram instados a dar aulas: o de Nossa Senhora do Rosário de Fátima e o de Nossa Senhora de Guadalupe, no México, escolha que demonstra a importância de Fátima no contexto dos santuários marianos.

A Pontifícia Academia Mariana Internacional, que o organiza, tem como objetivo fundamental a promoção do estudo da figura de Maria na história da salvação. No cumprimento do seu propósito, realiza a cada quatro anos um congresso mariológico, que congrega especialistas e estudiosos da área e que é assumido como um dos mais importante momento internacional de reflexão na área da mariologia. O último congresso decorreu em Fátima, de 6 a 11 de setembro de 2016, sob o tema “O acontecimento Fátima cem anos depois. História, mensagem e atualidade”.

PDF

HORÁRIOS

19 abr 2024

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 09h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.