28 de agosto, 2020

AF_BANNER_Retiros da Luz_GERAL.jpg.jpg

 

"Salvos pela Luz" é a proposta temática do retiro que o Santuário inicia esta sexta-feira

Escola do Santuário alerta para necessidade de cumprir todas as regras de segurança em vigor neste contexto de pandemia

 

Salvos pela Luz, no espírito do Tempo Pascal, é o título do segundo retiro de silêncio que a Escola do Santuário propõe para este verão em progressivo desconfinamento. Sendo o segundo retiro do Santuário, no contexto da pandemia provocada pela Covid-19,  foi possível aceitar apenas 24 inscrições que apesar de gratuitas foram obrigatórias. Todas as regras de segurança, como uso de máscara e contínua higienização de mãos, e distanciamento físico entre os participantes deverão ser observadas.

Agendado de 28 a 30 de agosto, na Casa de Retiros de Nossa Senhora do Carmo, este encontro decorrerá ao ritmo dos Mistérios Gloriosos do Rosário, podendo assim os interessados cumprir a integralidade do percurso pensado para os Retiros da Luz.

No primeiro dia do encontro, sexta-feira, dia 28, os participantes são convidados a experimentar o silêncio de Deus. No sábado, 29 de agosto, depois da oração da manhã , os participantes refletirão sobre a fonte da Luz; o transbordar da luz e a contemplação da Luz. À noite, são convidados a participar na Procissão das Velas. No domingo, último dia do retiro, haverá uma reflexão sobre a vivência e a comunhão cristãs, centradas em Jesus Cristo.

O retiro será orientado pelo padre José Nuno Silva, capelão do Santuário de Fátima.

No encalço dos dois retiros propostos pela Escola do Santuário este verão – o primeiro realizado entre 31 de julho e 2 de agosto e o segundo a realizar-se de 28 a 30 de agosto –, é agora proposta uma nova data – de 25 a 27 de setembro – na qual se reedita o primeiro retiro, vinculado ao tema A vida na luz.

Esta proposta tem origem, antes de tudo, na procura e no interesse suscitados por estes retiros, procurando dar assim resposta às muitas pessoas que se viram impossibilitadas de inscrever-se nessas edições e que, integradas numa já longa lista de espera, se encontravam na expetativa de outra oportunidade.

É agora oferecida, portanto, nova possibilidade de parar, refletir e rezar à luz da mensagem de Fátima na sua relação com os mistérios luminosos da vida de Cristo, segundo os quais somos chamados a ler e viver a nossa própria vida.

Diante dessa procura e desse interesse, decidiu-se não só realizar esta nova edição, como também criar as condições necessárias para que possa acolher um número um pouco maior de participantes. Assim, esta edição terá lugar na Casa de Retiros de Nossa Senhora das Dores e possibilitará, deste modo – tendo em conta as condições que esta Casa garante para que se observe o cumprimento de todas as necessárias normas de segurança sanitária –, a participação de 35 pessoas.

 

A vida na luz, no Tempo Comum

25 a 27 de setembro de 2020

Casa de Retiros de Nossa Senhora das Dores

 

Programa

sexta-feira

21h00. Encontro 0: abrir o silêncio

 

sábado

08h00. Pequeno-almoço

09h00. Oração da manhã

09h30. Encontro 1: a luz trinitária da filiação. Silêncio

12h30. Almoço

14h30. Encontro 2: na alegria de ver a luz e acreditar. Silêncio

17h00. Encontro 3: chamados às palavras e aos gestos do Reino da luz. Silêncio

19h00. Missa

20h00. Jantar

21h30. Rosário e Procissão das Velas

 

domingo

08h00. Pequeno-almoço

09h00. Oração da manhã

09h30. Encontro 4: congregados e sustentados por e para o banquete da luz. Silêncio

11h30. No silêncio, comungar a luz. Adoração

12h30. Avaliação

13h00. Almoço

15h00. Missa

INSCRIÇÃO

 

PDF

HORÁRIOS

24 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.