08 de fevereiro, 2018

Foto siten 2 (2).jpg

 

Santuário acolheu 40º Encontro de Hoteleiros e Responsáveis de Casas Religiosas de Fátima

Encontro anual decorreu na Casa de Retiros de Nossa Senhora das Dores e contou com 133 participantes

 

O Santuário de Fátima promoveu esta tarde o 40º Encontro de Hoteleiros e Responsáveis de Casas Religiosas que acolhem Peregrinos em Fátima, no Salão da Casa de Retiros de Nossa Senhora das Dores, que contou com 133 participantes.

O evento começou com a celebração de uma Missa, na Capela da Morte de Jesus, pelas 15h00, seguida do Encontro.

O Pe. Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima, começou com a apresentação do tema do Ano Pastoral “Dar graças pelo dom de Fátima”, integrado no triénio pós Centenário, genericamente designado “Tempo de Graça e Misericórdia”.

“O Centenário das Aparições permitiu fazer memória do acontecimento Fátima, mostrando a sua atualidade e significatividade para o tempo presente, através de uma multiplicidade de iniciativas”, lembrou o reitor do Santuário em jeito de balanço, explicando ainda que “a gratidão assumiu forma celebrativa festiva”.

O Pe. Carlos Cabecinhas disse que “foram as grandes peregrinações os momentos mais importantes, com especialíssimo destaque para a grande peregrinação de 12 e 13 de maio, presidida pelo Papa Francisco, na qual foram canonizados os Santos Francisco e Jacinta Marto”, e levou a que todas as expectativas fossem superadas.

“Consolidou-se a internacionalização de Fátima”, reiterou o sacerdote, que explicou que “o Centenário das Aparições veio sublinhar a dimensão mundial de Fátima, quer como Santuário, quer como mensagem”, uma vez que “a variedade de proveniências de peregrinos que, em cada ano, acorrem a Fátima, comprovam que este é, de facto, um Santuário global”.

Em seguida, o diretor do Museu do Santuário de Fátima, Marco Daniel Duarte, proferiu uma conferência intitulada “Santuário de Fátima, lugar de peregrinação: a alteração da paisagem ao longo de um século de construções”. 

PDF

HORÁRIOS

18 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.