23 de agosto, 2021

5_Banner (5).png

Santuário apresenta “Os rostos que se opõem a Fátima”, na visita à exposição temporária

André Melícias, arquivista do Departamento de Estudos, orientará a quinta visita temática do ano

 

O Santuário de Fátima vai promover a quinta visita temática à exposição temporária ‘Os rostos de Fátima: fisionomias de uma paisagem espiritual’, que se centrará nos rostos que se opuseram à mensagem de Fátima, ao longo do primeiro século das aparições.

A visita, no dia 1 de setembro, terá inicio às 21h15, com entrada livre mas dentro das normas sanitárias em vigor no Santuário, será orientada pelo arquivista do Departamento de Estudos da instituição, André Melícias.

Os rostos de críticos e opositores a Fátima, como Tomaz da Fonseca ou João Ilharco mas também Artur de Oliveira Santos, administrador do concelho de Ourém responsável pela prisão dos pastorinhos em agosto de 1917, ocupam um dos espaços da exposição temporária dado o seu papel de relevo na tentativa de destruição da mensagem de Fátima.

Este grupo de opositores a Fátima surge na primeira parte da exposição onde se apresentam nomes que contribuíram para a difusão da mensagem; para a construção e consolidação da ideia de Santuário, naquela que é a sua materialidade concreta e, também, os investigadores e artistas que ajudaram a aprofundar Fátima do ponto de vista teológico, cultural e artístico.

Este ano pastoral está ainda prevista mais uma visita temática, que será orientada pelo padre Carlos Cabecinhas, reitor do santuário, no dia 6 de outubro, com o tema ‘As celebrações de Fátima: rosto visível da comunidade orante’.

exposição divide-se em duas partes, a primeira com sete núcleos, dá a conhecer os rostos em Fátima, procurando responder à questão das fisionomias humanas relevantes na história da Cova da Iria.

Na segunda parte, com quatro núcleos, é proposto um percurso mais orante e centrado na fé, desafiando o visitante “a interpelar-se sobre a sua condição humana, numa espécie de jogo de espelhos que confronta a realidade concreta que vivemos com o desejo relacional com a transcendência”.

A exposição temporária ‘Rostos de Fátima: fisionomias de uma paisagem espiritual’ pode ser visitada diariamente até 15 de outubro de 2022, no Convivium de Santo Agostinho , no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade, em Fátima.Até ao momento já visitaram a exposição 27.087 pessoas.

PDF

HORÁRIOS

26 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.