12 de maio, 2016

154A9578 (3).JPG

 

Santuário de Fátima inaugura relógio do centenário

Iniciativa aponta para o 13 de maio de 2017

 

O Santuário de Fátima inaugurou esta quinta feira o “relógio do centenário”, que a partir de agora entra em contagem decrescente até 13 de maio de 2017, 100 anos depois da primeira aparição na Cova da Iria.

O Relógio do Centenário, situado numa das entradas do topo norte do recinto do Santuário de Fátima, regista os dias (365, hoje), horas, minutos e segundos que faltam para o centenário da primeira aparição de Nossa Senhora aos pastorinhos, disse hoje Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima, garantindo, no entanto que o relógio continuará após o 13 de maio de 2017, “já não em contagem decrescente”, mas a “evocar os 100 anos de Fátima”.

Antes da inauguração do relógio o reitor, que participou na conferência de imprensa que estreou a nova sala de imprensa do Santuário da Cova da Iria,  assinalou a conclusão das obras no Recinto de Oração, com um novo presbitério “plenamente funcional” e com “qualidade artística”.

“Trata-se de um projeto arrojado a nível das soluções estruturais e bem inserido no conjunto das colunatas e escadaria” disse o responsável sublinhando que as soluções encontradas “dão maior comodidade de participação aos peregrinos, criam, maior proximidade em relação ao Presbitério e permitem uma melhor perceção da bela fachada da Basílica”.

Hoje também abriram os “percursos devocionais”, junto aos túmulos dos videntes, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

A intervenção, disse o pe. Carlos Cabecinhas, visou facilitar a “visita e a oração” dos peregrinos.

“Quisemos dotar o lugar dos túmulos dos Pastorinhos de Fátima, as capelas tumulares, de condições que facilitassem a visita e a oração, pois de lugares devocionais se trata”.

O reitor do Santuário deixou ainda uma explicação quanto ao sentido destes percursos e destacou que a sua filosofia visa permitir  “um enriquecimento da experiência espiritual que os peregrinos fazem naquele lugar tão importante”.

Por fim, elogiou a “vitalidade” de Fátima, visível no aumento do número de peregrinos.

A peregrinação internacional aniversária começou com a saudação a Nossa Senhora e aos peregrinos na Capelinha, com a presença do presidente desta peregrinação, o cardeal patriarca de Lisboa e do bispo de Leiria- Fátima, ao final da tarde.

Prossegue daqui a pouco com a bênção solene das velas e rosário, na Capelinha, seguindo-se a procissão das velas e Missa Internacional no Recinto.

"O meu espírito alegra-se em Deus, meu Salvador" é o tema desta peregrinação que, além das habituais cerimónias litúrgicas, inclui o acolhimento da imagem da Virgem Peregrina - que viajou ao longo de um ano pelas 21 dioceses portuguesas do continente e ilhas, conventos e mosteiros de clausura - e a consagração dessas mesmas dioceses a Nossa Senhora de Fátima.

 

 

PDF

HORÁRIOS

27 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 10h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.