20 de agosto, 2026

santuario-fatima-tv-e-digital.jpg

Santuário de Fátima integra Rede Nacional dos Missionários Digitais

Nova plataforma nasce como resposta a um apelo do Papa Leão XIV e é lançada a 26 de setembro, num encontro nacional, em Alfândega da Fé.

 

O Santuário de Fátima será uma das instituições integrantes da Rede Nacional dos Missionários Digitais de Portugal cujo lançamento decorrerá a 26 de setembro, em Alfândega da Fé.

Constituída a 20 de julho, por iniciativa da Fundação Cónego Manuel Joaquim Ochôa, a rede pretende aproximar dioceses, paróquias, movimentos, comunidades, instituições e pessoas que desenvolvem a sua missão evangelizadora nos ambientes digitais. O Santuário de Fátima integra esta rede enquanto instituição empenhada na comunicação e na presença pastoral nos meios digitais.

O 1.º Encontro Nacional dos Missionários Digitais é organizado pela Fundação Cónego Manuel Joaquim Ochôa, em parceria com o Santuário do Imaculado Coração de Maria, em Cerejais, o Secretariado Diocesano da Pastoral da Cultura e do Turismo de Bragança-Miranda e a Câmara Municipal de Alfândega da Fé.

Este encontro de 26 de setembro será um dos primeiros momentos de concretização desta nova plataforma de comunhão, formação e colaboração. Ao longo do dia, o programa convida os participantes a refletir sobre os desafios da missão cristã no continente digital, a conhecer projetos e experiências de evangelização e a debater formas de promover uma presença digital que coloque a pessoa no centro.

Um apelo do Papa Leão XIV

A criação da rede inspira-se no apelo dirigido pelo Papa Leão XIV aos missionários digitais, em julho de 2025, para que sejam presença de esperança e agentes de comunhão nos ambientes digitais. O Papa desafiou os cristãos a “alimentar as redes sociais e os ambientes digitais com a esperança cristã” e a garantir que a cultura tecnológica permaneça humana, criando espaços de “encontro de corações”.

É neste horizonte que a rede assume como princípio orientador a ideia de que o digital é hoje um verdadeiro ambiente de vida, onde se constroem relações, se formam opiniões e se procuram respostas. A iniciativa pretende, por isso, reconhecer as diferentes experiências já existentes em Portugal, promover formação e acompanhamento e favorecer a colaboração, sem substituir estruturas ou iniciativas existentes nem uniformizar linguagens e carismas.

Entre os objetivos definidos estão ainda o mapeamento dos projetos católicos digitais existentes no país, a criação de recursos partilhados, o apoio a jovens criadores de conteúdos e o desenvolvimento de um observatório da evangelização digital. A rede prevê igualmente a indicação de representantes e embaixadores missionários digitais em cada diocese.

Sob o lema “Todos batizados. Todos enviados. Também no digital”, a iniciativa ambiciona afirmar a presença da Igreja num espaço onde hoje acontece uma parte significativa da vida das pessoas, procurando colocar “a pessoa acima do algoritmo, a verdade acima da manipulação e a comunhão acima da polarização”.

Os resultados da rede vão medir-se, não pela dimensão dos eventos, mas pela qualidade das relações que permitirá criar. Na base está a premissa de que “o missionário digital não é definido pelo número de seguidores, mas pela forma como coloca os seus talentos ao serviço do Evangelho e da dignidade das pessoas”, refere a comissão organizadora.

A participação no encontro de 26 de setembro está sujeita a inscrição, através da plataforma Ticketline. As receitas revertem integralmente para as obras de requalificação do Santuário do Imaculado Coração de Maria, em Cerejais.

PDF

DESTAQUES

HORÁRIOS

20 ago 2026

Missa, em espanhol, na Capelinha das Aparições

  • 19h15
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições, e procissão das velas, no Recinto de Oração

  • 21h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.