26 de julho, 2020

AF_BANNER-Encontros-na-Basilica-III@2x-100.jpg

 

Santuário de Fátima retoma Encontros na Basílica este domingo, dia 26 de julho

A Irmã Ângela Coelho, vice-postuladora da Causa de Canonização da Irmã Lúcia, apresentará a conferência “Lúcia, uma vida plena de Luz”. Segue-se um recital de órgão pelo organista do Santuário de Fátima António Mota.

 

“Lúcia, uma vida plena de Luz” é o título da conferência que será proferida pela Irmã Ângela Coelho, vice-postuladora da Causa de Canonização da irmã Lúcia de Jesus, dia 26 de julho, às 15h30 naquele que será o III Encontro na Basílica deste ano pastoral, em que o Santuário está a  “Dar Graças por viver em Deus”.

Lúcia, a pequena pastora de Aljustrel, “em 13 de junho de 1917, foi convidada pela Senhora mais brilhante que o Sol, a assumir a missão que o Senhor lhe confiava”, explica a religiosa no resumo que apresenta da sua comunicação, que irá abordar o “aparente paradoxo” que ao longo da sua vida Lúcia vai desenvolver: “ser profeta da mensagem que o Céu lhe entregava e maturando no silêncio a palavra com que dirá o Coração Imaculado de Maria”.

A Irmã Ângela Coelho, natural do Porto, é religiosa da Aliança de Santa Maria desde 1995. É médica e licenciada em Ciências religiosas pela Universidade de Comillas, Madrid.

Atualmente é mestra de noviças da sua congregação, diretora da Fundação Francisco e Jacinta Marto e vice-postuladora da Causa de Canonização da Irmã Lúcia.

Após este momento formativo, António Mota, organista do Santuário de Fátima, protagonizará um recital de órgão.

António Mota é doutorado em Música pela Universidade de Aveiro e licenciado em órgão pela Escola Superior de Música de Lisboa. É ainda mestre em Engenharia Eletrotécnica e de computadores pelo Instituto Superior Técnico.

Esta iniciativa está agendada para as 15h30, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, com entrada livre.

Depois de ter sido reagendada, passando de junho para julho, na sequência da pandemia provocada pela Covid-19, esta conferência insere-se no âmbito de uma proposta que o Santuário começou a desenvolver no quadro das comemorações do centenário das Aparições. Num total de cinco palestras por ano, estes encontros têm o objetivo de apresentar Fátima como um lugar que convida ao chamamento a uma vida em Deus, abordando temáticas como a vocação batismal à santidade, a conversão como recentramento da vida em Deus e as dimensões de uma espiritualidade cristã à luz da mensagem de Fátima, numa edição em que no ano em que se assinala o centenário da morte de Santa Jacinta Marto, se aprofundará também o seu modelo de santidade e o do seu irmão, São Francisco Marto.

Estão agendados ainda mais dois encontros: a 6 de setembro, com o tema “Fátima: histórias de santidade”, por Marco Daniel Duarte e recital de Pedro Gomes, e a 8 de novembro, Joaquim Teixeira falará sobre “Fátima, escola de santidade”, seguindo-se um recital do coro Ad Libitum.

Durante a conferência todos os participantes deverão respeitar as regras de segurança e higiene para este tipo de eventos, seguindo as indicações dos acolhedores do Santuário de Fátima.

Este encontro poderá ser seguido em direto em www.fatima.pt, transmissões on-line.

PDF

HORÁRIOS

16 abr 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições, e procissão das velas, no Recinto de Oração

  • 21h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.