10 de novembro, 2021

D0270100.jpg

Santuário de Fátima vai disponibilizar um Centro de Escuta para acolhimento de peregrinos

Centro irá funcionar no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade e acolherá “a todos, sem qualquer tipo de discriminação ou exclusão, preconceito ou juízo prévio”.

 

O Santuário de Fátima está a preparar um Centro de Escuta, que estará pronto dentro de pouco tempo. 

O Centro funcionará como “um lugar para o acolhimento incondicional de quem sente a necessidade de contar a história da sua fragilidade pessoal e ser ouvido e ajudado com compaixão por pessoas competentes na arte de escutar e cuidar espiritualmente”, afirma o padre Carlos Cabecinhas, citado pelo jornal Voz da Fátima. 

O objetivo é oferecer a quem chega, “marcado pela dor, pela dúvida existencial ou pelo sofrimento espiritual, um serviço em que poderá encontrar alguém que seja capaz de ajudar cada um a descobrir em si mesmo os recursos interiores que lhe permitam integrar e superar a situação que está a viver”. 

Desta forma e por ser em Fátima, é possível definir que a finalidade do Centro de Escuta do Santuário é “acolher empaticamente a todos, sem qualquer tipo de discriminação ou exclusão, preconceito ou juízo prévio, como um lugar de reparação do coração”, explica o sacerdote.

A ideia de um Centro de Escuta surgiu da perceção de que há um elevado número de peregrinos em situação de fragilidade que “sentem necessidade de alguém que os acolha, escute e ajude”.

Esta situação agravou-se com a pandemia e levou o Santuário a avançar com a concretização deste projeto.

Este centro que agora surge, destina-se a todas as pessoas que estejam a atravessar um momento mais difícil, causado pela doença, solidão, medo, luto, angústia, ressentimento, dificuldades de aceitação pessoal, ou outras feridas e mágoas interiores, impossibilidade de perdoar a outros ou a si mesmo, conflitos ou roturas familiares, relações problemáticas com os outros, problemas laborais, crises de fé ou de inclusão eclesial, interrogações religiosas, ausência de sentido para a vida. 

O Centro de Escuta do Santuário, “a partir da atitude de misericórdia que Fátima pede e oferece, abre-se a todos os que buscam o amadurecimento pes­soal, crentes ou não crentes”.

Para acolher quem chega, estarão ao serviço capelães do Santuário de Fátima, bem como alguns colaboradores profissionais e voluntários, que na sua missão vão ter em conta valores como a empatia, incondicionalidade, confidencialidade, liberdade, respeito, humanização, fraternidade, solicitude, compromisso e misericórdia. 

O atendimento no centro de escuta necessita de um espaço especificamente preparado para esta finalidade, proporcionando o acolhimento e a necessária privacidade. Assim, está a ser preparado um lugar no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade, que estará devidamente identificado quando entrar em funcionamento, o que se prevê no próximo ano.

 

PDF

HORÁRIOS

19 abr 2024

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 16h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.