21 de março, 2022

01_BANNER-REDES-SOCIAIS-CONSAGRACAO.jpg

Santuário prepara Ato de Consagração com propostas espirituais on-line

“Abre as tuas mãos à paz” é a proposta do Santuário neste momento especial da história da humanidade, com um conflito às portas da Europa

 

 

O Santuário de Fátima iniciou esta segunda-feira a preparação do Ato de Consagração da Rússia e da Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria, que será celebrado no próximo dia 25, às 16h00 (hora de Lisboa), e que decorrerá em simultâneo na Cova da Iria e no Vaticano, por decisão do Papa Francisco. Em Fátima, a celebração será presidida pelo cardeal Konrad Krajweski, Esmoler Pontifício, enviado especial do Papa Francisco para, em seu nome, fazer a Consagração destes dois países em guerra no leste europeu.

A celebração terá transmissão em direto nos órgãos de comunicação social e digital do Santuário em www.fatima.pt, no youtube e no facebook, e em todos os canais que assim o desejem e solicitem autorização prévia para o fazer.

De hoje até quinta-feira, diariamente às 10h45 e 18h15, o Santuário fará memória dos atos de Consagração mais relevantes e que sublinham a ligação entre a mensagem de Fátima e os Papas. Esta segunda-feira o primeiro vídeo é sobre o Imaculado Coração de Maria na Mensagem de Fátima; terça-feira recordar-se-á Pio XII e a Consagração ao Imaculado Coração de Maria; na quarta-feira será a vez de se recordar Paulo VI e a Consagração ao Imaculado Coração e Maria e na quinta-feira o vídeo falará de João Paulo II e a Consagração ao Imaculado Coração de Maria. Esta memória é deixada pela interpretação da Irmã Ângela Coelho, religiosa da Aliança de Santa Maria e vice-postuladora da Causa de Canonização da Irmã Lúcia, a quem Nossa Senhora confiou o pedido de Consagração do Mundo ao Imaculado Coração de Maria.

Na aparição de junho, Nossa Senhora apresenta o seu Coração Imaculado como «refúgio e o caminho que [...] conduzirá até Deus.» De novo, em julho, depois da visão do inferno, ela o reafirma ao propor a consagração ao seu Coração Imaculado como meio de conversão e reparação. A devoção ao Coração de Maria torna-se, nomeadamente com o pedido de consagração da Rússia e de tudo o que esta simbolizaria, expressão da presença de Deus que acompanha o drama da história dos homens, convidando os crentes a uma visão outra da história, projetada sobre uma dimensão escatológica. Em Pontevedra e Tuy, nas visões que fecham o acontecimento de Fátima, o apelo à consagração é renovado, sendo-lhe associada a comunhão reparadora dos primeiros sábados.

Enquanto caminho que conduz a Deus, o Coração de Maria é um coração moldado segundo o Coração de Deus – «dar-vos-ei pastores segundo o meu coração» (Jer 3,15) – e consagrar-se a ele é acolher-se na vontade de se deixar converter pela misericórdia divina. O Coração Imaculado é ícone dos desígnios de misericórdia que Deus tem sobre o seu povo, o que se torna particularmente relevante no momento da história que o mundo atravessa.

Terça-feira, dia 22, o Santuário disponibilizará um itinerário espiritual intitulado “Abre as tuas mãos à Paz”, em formato podcast, on-line, que será uma alternativa para quem não possa acompanhar presencialmente ou através dos meios de comunicação social e digital- RR, TV e Rádio Canção Nova, Youtube e Facebook do Santuário de Fátima, Meo Kanal707070- o terço das 18h30, que se assumirá como um tríduo preparatório do ato de Consagração, e será presidido pelo próprio Reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas.

Este podcast em três passos, disponível www.fatima.pt/pt/pages/consagracaorussiaucrania, no Facebook do Santuário e nas plataformas Itunes e Spotify, propõe um tríduo de meditação e oração sobre o Imaculado Coração de Maria, a Consagração e a Paz, proporcionando uma preparação interior neste momento particularmente importante na história do conflito em curso.

Estes conteúdos serão disponibilizados diariamente entre terça e quinta-feira ao meio-dia, no Facebook do Santuário e em www.fatima.pt.

Na noite de quinta-feira e na madrugada de sexta-feira haverá uma Vigília Jovem na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

PDF

HORÁRIOS

30 mar 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.