31 de agosto, 2020

3_Banner.png

 

Santuário promove visita temática à exposição temporária “Vestida de Branco”

“Desafios à conservação da Imagem de Nossa Senhora de Fátima” é o tema da conferência de Ana Rita Santos

 

A coordenadora do Serviço de Conservação e Restauro do Património do Santuário de Fátima, Ana Rita Santos, vai orientar a 2 de setembro, pelas 21h15, a visita temática do mês à exposição ‘Vestida de Branco’, que está patente ao público no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade até dia 15 de outubro.

Esta exposição, que assinala o centenário da Imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima que se venera na Capelinha das Aparições, tem merecido uma atenção especial, sendo visitada por um expressivo número de peregrinos, sobretudo se se tiver em conta o contexto da pandemia.

Só no último fim de semana- 15 e 16 de agosto- passaram pela exposição mais de 2.100 peregrinos, cumprindo estritamente as regras de segurança definidas pelo Santuário, em conformidade com as orientações da autoridade de saúde para os espaços museológicos.

Refira-se, de resto, que desde o dia 30 de novembro de 2019, data da sua inauguração, até ao dia 13 de março, o dia em que foram suspensas as celebrações comunitárias e foram encerrados alguns espaços do Santuário, esta exposição tinha sido visitada por 58.219 pessoas. Desde a reabertura, a 19 de maio, até hoje já visitaram a exposição 21.501 peregrinos.

As visitas temáticas, que decorrem na primeira quarta-feira de cada mês, entre maio e outubro (este ano por causa da pandemia começaram em julho) constituem uma oportunidade de aprofundamento do conhecimento sobre as temáticas dos núcleos e aspetos particulares da exposição. Desta feita, no próximo dia 2, a análise centrar-se-á no núcleo VII da exposição, intitulado `Nossa Senhora de Fátima no imaginário de um povo´, no qual são revelados os mitos, desafios e a herança da Imagem. Neste espaço expositivo são mostrados os cuidados de conservação da escultura e demonstrado que o vigor da escultura criada em 1920 reside, sobretudo, na eficácia de fazer acontecer imagens que interessam ao mundo, entre as quais a imagem nupcial, da realeza, da proteção materna e da paz.

Esta será a penúltima visita temática a esta exposição temporária.

A entrada é livre e os participantes deverão respeitar todas as indicações de segurança do Santuário como sejam, entre outras, o uso da máscara e o distanciamento físico.

Depois da conferência serão permitidas visitas à exposição que, diariamente, está aberta de terça-feira a domingo, das 9h00 às 13h00 (última entrada às 12h45) e das 14h00 às 18h00 (última entrada às 17h45).

PDF

HORÁRIOS

30 mar 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.