24 de dezembro, 2020

2020-12-24_Schola_2.jpg

Coro infantil do Santuário de Fátima deseja boas festas em música de Natal

Reunida, em vídeo, a partir de casa, a Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima deu voz ao tema inédito “Natal na Cova da Iria”.

 

Num Natal marcado pelo distanciamento físico e pelo confinamento, a Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima reuniu-se, em vídeo, para desejar as boas festas através da música. “Natal na Cova da Iria” é o tema inédito a que os coralistas deram voz, a partir de casa, e que nesta véspera do dia de Natal serve de mensagem de esperança.

“Não deixemos de cantar, nasceu Jesus, de Maria; que sempre nos vem visitar, aqui, na Cova da Iria”, diz o refrão desta música inédita, que fala da alegria do Deus encarnado e do papel central Maria neste Mistério.

Com letra e música da atual maestrina da Schola Cantorum, Paula Pereira, as vozes são acompanhadas ao órgão por Davide Barros, organista do Santuário de Fátima.

No vídeo, vêem-se os elementos do coro a cantar a música, a partir de casa, e alguns deles a visitar o Presépio e a árvore de Natal que assinalam a quadra festiva no Recinto de Oração do Santuário.

Esta é a segunda vez que a Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima oferece uma mensagem de esperança neste tempo marcado por restrições na mobilidade e nos contactos sociais. A primeira aconteceu no início da pandemia, em abril, quando os coralistas se uniram, em vídeo, a interpretar a música “Why we sing”, de Greg Gilpin, para assinalar a data em que se realizava o XII Encontro de Coros Infantis. “A música é a maior fonte de inspiração e de esperança que podemos ter. Então, continuamos a cantar hoje, amanhã e sempre, para conseguirmos vencer estes dias difíceis”, dizia, na ocasião, uma das coralistas.

A Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima teve o seu início em outubro de 2003 e é atualmente constituída por mais de duas dezenas crianças e jovens. É um coro amador, sem qualquer formação musical, que inicialmente foi constituído para animar a Peregrinação Nacional das Crianças, a 10 de junho. Sob a direção da maestrina Paula Pereira, tem animado as celebrações na programação do Santuário e participado em concertos, com repertório muito diversificado, tendo-se já apresentado na Casa da Música (Porto) e Centro Cultural Olga Cadaval (Sintra).

PDF

HORÁRIOS

30 mar 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.