05 de maio, 2019

2019-05-05_Fatima_Jovem_2.jpg

“Seguir Jesus é uma questão de amor” e “implica ir contra a corrente”, disse D. Joaquim Mendes aos jovens

Na homilia deste III Domingo da Páscoa, o bispo auxiliar de Lisboa exortou os jovens que participaram no Fátima Jovem a “reconhecer a presença de Jesus ressuscitado” nas suas vidas

 

Neste 5 de maio, em que se celebra o Dia da Mãe, a primeira palavra da homilia do presidente da Comissão Episcopal do Laicado e Família, que presidiu à Missa dominical no Recinto de Oração, foi para todas as mães, a partir da “mãe de todos nós”: Nossa Senhora.

“Não é possível olhar para este dia sem reconhecer a grandeza da mãe… Uma sociedade sem mães seria uma sociedade desumana, porque as mães sabem testemunhar, sempre, mesmo nos piores momentos, a ternura, a dedicação e a força moral”, afirmou.

Orientando, depois, a reflexão para o Evangelho deste III Domingo da Páscoa, que “convida à alegria e exultação da ressurreição”, o bispo auxiliar de Lisboa demonstrou que “o coração do empenho e missão pastoral é o amor a Cristo”, tal como fora no anúncio dos apóstolos relatado na primeira leitura de hoje.

“Jesus vem ao nosso encontro no quotidiano da nossa vida, convidando-nos a reconhecer os sinais da Sua presença, a confiar na Sua Palavra, para encher as nossas vidas vazias de uma pesca abundante”, disse o prelado, reforçando a importância da comunidade cristã como lugar onde esta revelação acontece.

Por fim, dirigindo-se em particular aos jovens que terminavam a sua participação de dois dias no Fátima Jovem – que reuniu na Cova da Iria peregrinos de todo o país –, D. Joaquim Mendes exortou-os a “reconhecer a presença de Jesus ressuscitado” nas suas comunidades, nas cidades onde vivem e nos movimentos a que pertencem, lembrando-os que “seguir Jesus é uma questão de amor”.

“O exemplo de Pedro e dos restantes apóstolos diz-nos que o anúncio e o testemunho do Evangelho não é feito apenas com palavras, mas toca à vida, implica um novo rumo, uma nova direção… Implica ir contra a corrente, não fazer aquilo que os outros nos querem impor, mas o que Jesus nos disse, nos ensinou e nos mandou fazer”, concluiu, orientando o olhar para Maria, “que teve a coragem de dizer ‘Sim’, para participar no agora de Deus”.

A Missa, animada pelo coro do Santuário com o organista Sílvio Vicente, teve a colaboração extraordinária do organista Wayne Marshall, um dos mais conceituados organistas do mundo, que se encontra na Cova da Iria para encerrar, esta tarde, a segunda temporada do Ciclo de Órgão em Fátima, com o concerto “Em torno de Messiaen”, às 15h30, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

PDF

HORÁRIOS

26 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.