07 de março, 2024

2024-03-07formacaoprimeirossocorros2.jpg

Vigilantes-sacristães recebem formação em primeiros socorros

Ação de formação visa o acolhimento e assistência aos peregrinos e reforça a “articulação conjunta” entre o Santuário e as forças de socorro.

 

A equipa de vigilantes-sacristães do Santuário de Fátima está, durante este mês de março, a frequentar uma formação em primeiros socorros e suporte básico de vida. A ação é ministrada pela Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Fátima e decorre na casa de retiros de Nossa Senhora do Carmo.

A ação foca-se numa das missões primordiais do Santuário: o acolhimento e assistência aos peregrinos, e, neste contexto, é reconhecida como “muito importante” pelo responsável do Departamento de Vigilância e Gestão Operacional do Santuário de Fátima (DVGO).

“No dia a dia ou nos grandes eventos, temos sempre a necessidade de ter uma ação muito próxima dos peregrinos que possam necessitar de algum tipo de ajuda e, de facto, os primeiros socorros já começa a ser uma formação que nós temos de fazer todos os anos, para reforçar a capacidade da equipa de vigilantes-sacristães do Santuário”, admite André Silva.

Para o vigilante-sacristão Dany Gil, esta é uma oportunidade para melhorar a primeira assistência à doença e à ocorrência.

“Esta formação é muito importante no auxílio aos peregrinos (…) Ajuda-nos a lidar com as pequenas fragilidades; a ficarmos mais à vontade na nossa ação e a transmitir tranquilidade”, reconhece o formando.

“Nesta formação, transmitimos conhecimentos básicos de primeiros socorros: na avaliação de sinais e sintomas da pressão arterial e da glicemia capilar; na identificação de sinais e sintomas de uma paragem cardiorrespiratória; no suporte básico de vida, em conjunto com o desfibrilhador automático externo; na distinção entre um acidente vascular cerebral isquémico e hemorrágico e das dores torácicas de origem cardíaca e não cardíaca”, enumerou ao Gabinete de Comunicação do Santuário a formadora Cláudia Vieira, dos Bombeiros de Fátima.

 

Uma oportunidade de reforçar a “articulação conjunta”

A ação, que se integra na formação regular dos vigilantes-sacristães do Santuário no âmbito da proteção e socorro aos peregrinos, reforça a “articulação conjunta” entre o Santuário e as forças de socorro, em particular os Bombeiros de Fátima, que têm um papel muito presente no Santuário, em conjunto com o Serviço Municipal de Proteção Civil de Ourém e o Comando sub-regional do Médio Tejo da Autoridade de Emergência e Proteção Civil, explica o diretor do DVGO, André Silva.

“Estas formações são momentos que aproximam a relação dos colaboradores do Santuário com a equipa dos Bombeiros de Fátima, que, desta forma, também melhora o seu conhecimento do espaço. Está sempre aqui presente a Autoridade Nacional de Proteção Civil, que nos ajuda a coordenar todos estes agentes, no âmbito das grandes peregrinações, mas, no dia a dia, os Bombeiros de Fátima têm aqui um papel muito importante, porque nos dão apoio principalmente nas grandes celebrações”.

O benefício para ambas as partes, sobretudo na agilização entre os processos internos e das forças de socorro, é também reconhecido pelo formador Cláudio Silva, dos Bombeiros de Fátima.

“Para nós é muito importante adquirir o funcionamento interno do Santuário, para nos facilitar em termos de primeira intervenção, de acessos e de evacuação, que, possivelmente, já estejam acompanhadas por funcionários do Santuário”, justifica Cláudio Silva.

Esta relação de “proximidade e cumplicidade” entre o Santuário e os Bombeiros de Fátima é elogiada também pelo presidente da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Fátima, que reconhece que estas ações “trazem uma mais-valia grande no futuro, na parte operacional” da ação de socorro.

Nesta ação de formação, que tem a duração de um dia, participam os cerca de 40 vigilantes-sacristães e também outros colaboradores do Santuário de Fátima. As sessões iniciaram no passado mês de fevereiro e terminam no final de abril.

 

PDF

HORÁRIOS

28 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 18h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.