11 de maio, 2016

D. Antonio.jpg

 

Visita da Imagem Peregrina “foi um bom momento de evangelização” diz Bispo de Leiria-Fátima

Peregrinação nacional termina esta sexta feira no Santuário de Fátima

 

O Bispo de Leiria Fátima afirma que a peregrinação da Imagem da Virgem Peregrina às dioceses de Portugal  “foi um bom momento de evangelização”.

“Com a Imagem chegou também a mensagem da Senhora e a sua proximidade materna. O nosso povo recebeu-a em apoteose filial” escreve D. António Marto num artigo de opinião na edição deste mês do jornal Voz da Fátima.

O prelado diocesano inicia uma coluna que, mensalmente, será assinada pelos bispos residenciais de cada uma das 21 dioceses portuguesas, sobre o Centenário das Aparições de Fátima e a mensagem de Nossa Senhora aos três videntes.

“Há momentos e acontecimentos grandes” na vida das pessoas e dos povos. “São marcos na história da vida pessoal ou comunitária que deixam marcas indeléveis” e que por isso “merecem ser evocados, celebrados, meditados, aprofundados e rezados na fé” começa por afirmar o bispo de Leiria-Fátima, sublinhando que  2017 “é uma data memorável para a Igreja e para o país”.

“É uma ocasião para fazer memória e para exprimir louvor e gratidão a Deus por este sinal particular da sua benevolência, através de Maria, para com a humanidade que ansiava por erguer-se do abismo” refere o prelado.

D. António Marto recorda que Fátima  “nos ajuda a ver a mão de Deus, guia providente e Pai paciente e compassivo também deste século XX”.

“Cem anos representam já uma longa peregrinação no tempo que convida a “recordar” e a descobrir “a beleza, a riqueza e a profundidade da mensagem”.

Ainda a propósito da Imagem da Virgem Peregrina, o prelado recorda que o “povo de Deus compreendeu o significado” da visita a cada uma das dioceses ligando-as agora numa comunhão com o Santuário.

D. António Marto vai fazer a oração de acolhimento da Imagem Peregrina no santuário, esta sexta-feira.

A celebração de encerramento da visita vai coincidir com a peregrinação internacional aniversária de 12 e 13 de maio ao Santuário de Fátima, presidida pelo presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, D. Manuel Clemente, incluindo a consagração das Dioceses de Portugal a Nossa Senhora de Fátima.

A imagem passou pelas comunidades católicas de Viseu, Braga, Viana do Castelo, Vila Real, Bragança-Miranda, Lamego, Coimbra, Guarda, Portalegre-Castelo Branco, Setúbal, Évora, Beja, Algarve, Santarém, Lisboa, Madeira, Aveiro, Açores e Porto, antes de regressar a Leiria-Fátima, no passado dia 1 de maio.

 

 

PDF

HORÁRIOS

26 abr 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço

Missa, na Capelinha das Aparições

  • 12h30
Missa
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.