17 de maio, 2022

2022-05-17visitasguiadas2.jpg

Visitas guiadas à exposição temporária Rostos de Fátima estão de volta

Esta quarta-feira, o Santuário de Fátima assinala o Dia Internacional dos Museus com o regresso das visitas guiadas gratuitas à sua exposição temporária.

 

A partir de amanhã, dia em que se celebra o Dia Internacional dos Museus, os peregrinos de Fátima terão a possibilidade de percorrer a exposição temporária “Os Rostos de Fátima - Fisionomias de uma Paisagem Espiritual” integrando uma das visitas guiadas que passarão a ser realizadas às 11h30 e 15h30.

Com uma duração de aproximadamente 40 minutos, a visita guiada é gratuita e dinamizada pela equipa dos Serviços Educativos do Museu do Santuário de Fátima.

A exposição temporária do Santuário de Fátima: “Rostos de Fátima: fisionomias de uma paisagem espiritual” abriu as portas a 2 de dezembro de 2020, num tempo de pandemia em que, através da mostra, se pretendeu convocar toda a humanidade a refletir sobre a sua própria condição, numa reflexão apresenta o tema da morte e da vida como momentos luminosos da peregrinação do Homem no mundo.

A partir do acontecimento e da Mensagem que Nossa Senhora deixou na Cova da Iria, a exposição conta a história de Fátima nos vários rostos que a fizeram e cuja identidade conduzirá à esperança, numa época marcada pela insegurança, em que a necessidade do uso de máscaras tapou os rostos humanos. Através do relato das ações concretas dos protagonistas de Fátima, é dado a conhecer o trabalho e o compromisso que eles assumiram na divulgação da Mensagem que a Virgem de Fátima legou aos Pastorinhos.

Neste regresso a uma realidade social livre de restrições, o Santuário volta a oferecer a possibilidade de a exposição ser visitada com a orientação de uma equipa de guias.

Além destas visitas guiadas, na primeira quarta-feira de cada mês, o Santuário dinamiza também uma visita temática à mesma exposição, num programa que reiniciou, neste ano pastoral, no passado dia 4 de maio, com a presença da jornalista Aura Miguel. Neste âmbito, estão ainda previstas mais cinco visitas: a 1 de junho, com o tema "Os rostos dos Pastorinhos de Fátima na fotografia e na arte", por Marco Daniel Duarte; a 6 de julho com o tema "O rosto de Cristo cantado pela Verónica e por outros cantos da tradição popular", pelo Rancho Folclórico da Casa do Povo do Paul, Covilhã; a 3 de agosto com o tema "Voz da Fátima, rosto do Santuário da Cova da Iria", por Carmo Rodeia; a 7 de setembro, com o tema "A Virgem Peregrina, rosto de Fátima no mundo", por Sónia Vazão; e a 5 de outubro, com o tema "Museologia, rosto da relação com o sagrado", por  Maria Isabel Roque.

As peças expostas pertencem, na sua maioria, ao espólio do Santuário de Fátima, havendo também peças dos Museus do Azulejo, de Aveiro e da Póvoa do Varzim, para além de arquivos e bibliotecas privadas.

A exposição estará patente até 15 de outubro de 2022 e poderá ser visitada gratuitamente no Convivium de Santo Agostinho, no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade.

PDF

HORÁRIOS

27 jun 2022

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 16h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.