17 de maio, 2022

2022-05-17visitasguiadas2.jpg

Visitas guiadas à exposição temporária Rostos de Fátima estão de volta

Esta quarta-feira, o Santuário de Fátima assinala o Dia Internacional dos Museus com o regresso das visitas guiadas gratuitas à sua exposição temporária.

 

A partir de amanhã, dia em que se celebra o Dia Internacional dos Museus, os peregrinos de Fátima terão a possibilidade de percorrer a exposição temporária “Os Rostos de Fátima - Fisionomias de uma Paisagem Espiritual” integrando uma das visitas guiadas que passarão a ser realizadas às 11h30 e 15h30.

Com uma duração de aproximadamente 40 minutos, a visita guiada é gratuita e dinamizada pela equipa dos Serviços Educativos do Museu do Santuário de Fátima.

A exposição temporária do Santuário de Fátima: “Rostos de Fátima: fisionomias de uma paisagem espiritual” abriu as portas a 2 de dezembro de 2020, num tempo de pandemia em que, através da mostra, se pretendeu convocar toda a humanidade a refletir sobre a sua própria condição, numa reflexão apresenta o tema da morte e da vida como momentos luminosos da peregrinação do Homem no mundo.

A partir do acontecimento e da Mensagem que Nossa Senhora deixou na Cova da Iria, a exposição conta a história de Fátima nos vários rostos que a fizeram e cuja identidade conduzirá à esperança, numa época marcada pela insegurança, em que a necessidade do uso de máscaras tapou os rostos humanos. Através do relato das ações concretas dos protagonistas de Fátima, é dado a conhecer o trabalho e o compromisso que eles assumiram na divulgação da Mensagem que a Virgem de Fátima legou aos Pastorinhos.

Neste regresso a uma realidade social livre de restrições, o Santuário volta a oferecer a possibilidade de a exposição ser visitada com a orientação de uma equipa de guias.

Além destas visitas guiadas, na primeira quarta-feira de cada mês, o Santuário dinamiza também uma visita temática à mesma exposição, num programa que reiniciou, neste ano pastoral, no passado dia 4 de maio, com a presença da jornalista Aura Miguel. Neste âmbito, estão ainda previstas mais cinco visitas: a 1 de junho, com o tema "Os rostos dos Pastorinhos de Fátima na fotografia e na arte", por Marco Daniel Duarte; a 6 de julho com o tema "O rosto de Cristo cantado pela Verónica e por outros cantos da tradição popular", pelo Rancho Folclórico da Casa do Povo do Paul, Covilhã; a 3 de agosto com o tema "Voz da Fátima, rosto do Santuário da Cova da Iria", por Carmo Rodeia; a 7 de setembro, com o tema "A Virgem Peregrina, rosto de Fátima no mundo", por Sónia Vazão; e a 5 de outubro, com o tema "Museologia, rosto da relação com o sagrado", por  Maria Isabel Roque.

As peças expostas pertencem, na sua maioria, ao espólio do Santuário de Fátima, havendo também peças dos Museus do Azulejo, de Aveiro e da Póvoa do Varzim, para além de arquivos e bibliotecas privadas.

A exposição estará patente até 15 de outubro de 2022 e poderá ser visitada gratuitamente no Convivium de Santo Agostinho, no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade.

PDF

HORÁRIOS

25 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.