AF_ALT_BANNER@2x-100.jpg


Medidas para a peregrinação de 12 e 13 de outubro de 2020

Tendo em conta a atual situação epidemiológica, o Santuário de Fátima, de acordo com as indicações das autoridades de saúde, vê-se forçado a limitar o número de participantes nas celebrações da Peregrinação Internacional Aniversária de 12 e 13 de outubro. Proceder-se-á de acordo com o que se indica:

  1. Os peregrinos que apresentem sintomas próprios de COVID-19 deverão abster-se de participar na Peregrinação. Caso identifique algum dos sintomas contacte a linha de saúde SNS 24 (808 24 24 24).
  2. Serão disponibilizados, em diversos locais, dispensadores de solução alcoólica. Ainda assim, incentiva-se os peregrinos a trazerem os seus próprios dispensadores.
  3. Será necessário o uso de máscara durante as celebrações, mesmo no espaço aberto do Recinto de Oração.
  4. O acesso ao Recinto de Oração é feito por oito entradas, onde estarão acolhedores do Santuário a dar as devidas indicações.
  5. As entradas far-se-ão por ordem de chegada dos peregrinos, que serão conduzidos para as áreas de ocupação, indicadas com marcações no solo.
  6. Nas áreas circulares de ocupação, devidamente distanciadas, poderá estar apenas um número limitado de pessoas coabitantes, de acordo com as indicações dos acolhedores.
  7. Não pode haver movimentações no Recinto de Oração, devendo os peregrinos permanecer nas áreas de ocupação até saírem do Recinto.
  8. As vias de circulação no Recinto devem permanecer sempre desimpedidas para uma fácil deslocação dos peregrinos. 
  9. As deslocações no Recinto só poderão ser efetuadas nos corredores assinalados e deverão ser reduzidas ao indispensável, mantendo o distanciamento físico mínimo de 2 metros.
  10. Durante as celebrações da peregrinação, o queimador de velas estará encerrado e não é possível o acesso à Capelinha.
  11. No dia 12, para a Procissão das Velas, cada peregrino poderá levantar a sua vela à entrada do Recinto e depositá-la, no final, nos pontos disponíveis para o efeito.
  12. Para a comunhão, os ministros deslocar-se-ão aos locais onde se encontram os peregrinos, de modo a que estes possam permanecer nos seus locais. Só é possível receber a Sagrada Comunhão na mão.
  13. Dentro do perímetro controlado existem instalações sanitárias, de modo a garantir que a sua utilização não obriga a entradas ou saídas do Recinto.
  14. A saída do Recinto far-se-á respeitando as indicações dos acolhedores, para que não haja aglomerações.


As medidas referidas no presente documento serão aplicadas também no dia 11 de outubro.

PDF

HORÁRIOS

23 out 2020

Missa, na Basílica da Santíssima Trindade

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.