Rosario.jpg


Rosário

A Senhora do Rosário não se cansará de pedir aos pastorinhos que «rezem o terço todos os dias». A razão da insistência nesta oração aponta para o núcleo da mensagem de Fátima que é evocado precisamente nas contas dos mistérios do rosário: Fátima recorda o rosto bíblico de um Deus com entranhas de misericórdia (Jer 4,19) que vem ao encontro do homem, sedento de o resgatar para a alegria plena; assim também a oração do rosário nos centra nessa promessa definitiva do triunfo da misericórdia que a vida de Cristo, evocada nos mistérios do terço, veio inaugurar.

Pedido em todas as aparições de Nossa Senhora – como já os primeiros interrogatórios aos videntes deixam perceber –, o terço é a oração aprendida na escola de Maria. Educa-nos na humildade da fé, ao estilo dessa mulher única que, com o seu fiat, fez da sua vida dom, e que conservava cada gesto, cada palavra de Jesus, «ponderando-as no seu coração» (Lc 2,19). Meditar os mistérios da vida de Cristo, ao jeito de Maria, é deixar-se moldar pela presença de Deus, tal como ela o fez. Abrindo com a doxologia à Santíssima Trindade – isto é, colocando-nos no horizonte da adoração a Deus –, é a obra redentora de Cristo que se torna manifesta no rosário.

PDF

HORÁRIOS

12 nov 2019

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 11h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.