05 de outubro, 2016

Exposicao-Banner.jpg


6ª Visita temática à exposição "Terra e Céu-Peregrinos e Santos de Fátima” vai ter as obras explicadas pelos seus autores

Iniciativa tem lugar esta quarta feira, dia 5, no Convivium de Santo Agostinho, Basílica da Santíssima Trindade, em Fátima
 

Realiza-se esta quarta feira, pelas 21h15, a última visita temática à exposição temporária “Terra e Céu- Peregrinos e Santos de Fátima”, desta feita centrada na “Na primeira pessoa: as obras explicadas pelos seus autores”.

Esta visita temática, a última de um conjunto de seis que o Santuário propôs desde maio, nas primeiras quartas-feiras de cada mês, com entrada livre, está centrada nas obras patentes ao público durante o último ano, mas na ótica de uma leitura autoral.

A visita vai ter como orientadores Ana Sobral, Avelino Leite, Emília Nadal e João de Sousa Araújo, autores de algumas das obras expostas nesta exposição temporária, no Convivium de Santo Agostinho, no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade.

Ana Sobral é natural de Lisboa, e desde cedo descobriu a sua paixão pela cerâmica. Iniciou a sua formação na Escola de Artes Visuais António Arroio tirando o curso técnico profissional de cerâmica. Tem participado em várias mostras de artesanato, dentro e fora do país, divulgando o seu trabalho que consiste na criação de peças únicas, onde o grés assume um lugar de destaque como material utilizado. Com o seu trabalho reconhecido através de prémios atribuídos por várias entidades, Ana Sobral continua a trabalhar com a mesma paixão com que iniciou o seu trabalho.

Avelino Leite frequentou a Escola Superior de Belas Artes do Porto e já apresentou as suas obras em várias dezenas de mostras e exposições. Por ocasião da visita do Papa Bento XVI a Portugal o autor, em conjunto com os bispos portugueses, ofereceram ao Papa Emérito um conjunto de vinte aguarelas sobre os mistérios do rosário.

Emília Nadal nasceu em Lisboa, e frequentou o curso de Cerâmica Decorativa na Escola de Artes Decorativas António Arroio. Recebeu os Prémios Anunciação e Lupi de Pintura da Academia Nacional de Belas Artes (1959) e uma Bolsa da Fundação Gulbenkian para Investigação em Comunicação Visual para o projeto “Embalagens para Conteúdos Naturais e Imaginários Liofilizados”, nas áreas da pintura, desenho, gravura, objetualismo e vídeo-performance (1976-1978). Participou na pintura do painel coletivo alusivo ao 10 de Junho de 1974, iniciativa do Movimento Democrático de Artistas Plásticos. Representou a Sociedade Nacional de Belas Artes no Conselho Nacional de Educação. Expõe desde 1957 e participou em numerosas exposições coletivas em Portugal e no estrangeiro, a título individual ou em representação da pintura e da gravura portuguesa contemporânea, em Espanha, França, Finlândia, Alemanha, Suécia, Grécia, Inglaterra, Itália, Brasil, Alemanha, Nova Zelândia, México, Bulgária, ex-Jugoslávia, Polónia, Macau e Japão.

João de Sousa Araújo, autor dos vitrais das capelas laterais da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, estudou na Escola de Arte Aplicada António Arroio, e licenciou-se na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa (E.S.B.A.L.) em Arquitetura, Pintura e Escultura. Ainda estudante de arquitetura, Sousa Araújo foi trabalhar para o Banco de Portugal na qualidade de gravador, modalidade que lhe proporcionou um estágio na Áustria. São da sua autoria as maquetas iniciais de treze notas portuguesas. Até 1967 desenvolve vários projetos para a Basílica e Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, desenhando os vitrais da nave central (num total de 140 m2). Realiza várias telas entre as quais o painel do Altar-Mor. Tem cerca de 400 retratos pintados a óleo como os do Papa Paulo VI e do Rei Humberto de Itália.

Além das visitas temáticas o Santuário propõe também visitas guiadas a esta mesma exposição aos sábados de manhã e de tarde. Esta exposição encerrará as portas no final do mês de outubro.

PDF

HORÁRIOS

18 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 18h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.