03 de janeiro, 2017

Maria do ceu.png


Ex eurodeputada profere conferência na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

Professora Maria do Céu Patrão Neves falará este domingo sobre a intercessão maternal da Virgem Maria numa conferência intitulada “Mãe da Igreja, rogai por nós” 
 

A Basílica de Nossa Senhora do Rosário vai acolher no próximo domingo, dia 8 de janeiro, pelas 16h00, a segunda de cinco conferências agendadas até abril de 2017, completando desta forma o ciclo de conferências que marcou o septenário de celebração do Centenário das Aparições na Cova da Iria.

A oradora desta segunda conferência intitulada “«Mãe da igreja, rogai por nós». A intercessão maternal da Virgem Maria”, é a professora catedrática de Filosofia da Universidade dos Açores, Maria do Céu Patrão Neves.

Maria do Céu Patrão Neves nasceu em Lisboa, em 1959, e por razões profissionais fixou-se nos Açores onde é Professora Catedrática de Filosofia, na área da Ética, na Universidade dos Açores, desde 2000.

Paralelamente desenvolveu formação académica específica na área da Bioética tendo realizado um pós-doutoramento (1992-1993) no “Kennedy Institute of Ethics” em Georgetown University (Washington, D.C.), onde passou também o seu primeiro ano sabático (1999-2000).

Desenvolveu a actividade profissional em Portugal e no estrangeiro, onde exerceu diversas funções académico-científicas. Integra desde 2015 o grupo de Especialistas em Ética (ethics experts) da Comissão Europeia; o Conselho Científico do Instituto de Bioética da Universidade Católica Portuguesa e o Editorial Board da Encyclopedia of Global Bioethics. Foi consultora para a Ética da Vida do Presidente da República Portuguesa (2006-2009) e é autora de alguns livros individuais (na área da filosofia) de que se destacam Estudos Blondelianos: por ocasião da morte de Maurice Blondel (1999) e A Problemática do ‘Pensamento’ em Blondel: esboço de uma teoria da Natureza e de uma doutrina do Espírito (2000), e colectivos (na área da bioética).

Ao longo da sua carreira académica desenvolveu regularmente uma participação cívica ativa: através de ações frequentemente associadas à sua formação profissional, como conferencista em centenas reuniões de diferente natureza (congressos, colóquios, simpósios, workshops) e ao serviço de diferentes instituições.

No âmbito especificamente político, em 2009, integrou a lista do PSD às eleições europeias, tendo servido como deputada ao Parlamento Europeu até 2014. Durante esse período foi um dos rostos da iniciativa de cidadãos europeus “Um de Nós”, para a promoção de uma cultura de vida na Europa, com vista a impedir o financiamento de experimentações que impliquem a destruição de embriões e a promoção do aborto em países fora da União Europeia. 

Maria do Céu Patrão Neves tem estado, de resto, sempre ligada a algumas discussões feitas no país relativamente à defesa da vida.

A sua conferência será a segunda de um ciclo de cinco centradas no tema pastoral do ano no Santuário de Fátima "O meu imaculado coração será o teu refúgio e o caminho que te conduzirá até Deus".

Para além da conferência os peregrinos de Fátima são convidados a fruir de um apontamento musical- Fragmentos Musicais II-  interpretado pelo Coro VianaVocale, com direção de Vítor Lima.

Neste concerto o Coro VianaVocale convida-nos a integrar um ambiente de recolhimento e reflexão, tendo como pano de fundo o mistério da vida.

Com uma atividade regular desde 1997, o coro de Câmara da Academia de Música de Viana do Castelo, é dirigido desde 2001, por Vítor Lima, seu maestro titular, e conta presentemente com 80 cantores, atuando em formação sinfónica ou como grupo a capella e interpretando, essencialmente, obras do repertório clássico e romântico, com destaque para a música sacra.

Desde 2010 tem vindo a colaborar no festival de Outono, organizado pelo Conselho Cultural da Universidade do Minho. Em 2013 registou em edição discográfica Fernando Lopes-Graça e os seus cantos tradicionais portugueses de Natividade, prestando, assim, a sua homenagem à liberdade e à cultura popular.

A entrada é livre.

PDF

HORÁRIOS

27 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 10h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.