21 de novembro, 2016

3J3A6388.jpg


Pórtico Jubilar no alto do Recinto marca ritualidade da peregrinação no ano do Centenário

Todas as entradas do Recinto de Oração são assinaladas por pórticos 
 

A partir do próximo dia 27 de novembro a passagem pelo Pórtico Jubilar, situado no alto do Recinto de Oração do Santuário de Fátima, marcará o inicio de uma ritualidade própria sugerida no Itinerário do Peregrino durante o Ano Jubilar do Centenário das Aparições na Cova da Iria.

A passagem pela estrutura, em cortejo processional desde a Capelinha das Aparições até à Basílica da Santíssima Trindade, onde será celebrada a Missa dominical, presidida pelo bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, às 11h00, assinala o arranque do Ano Jubilar no Santuário.

A criação deste Pórtico Jubilar resulta da intenção de dotar o Santuário de um elemento visual que possa celebrar os cem anos de Fátima, evocando simultaneamente a memória do arco que, em 1917, assinalou o lugar das aparições, e sob o qual foram fotografados Francisco Jacinta e Lúcia.

Por outro lado, simboliza a ideia de uma `porta santa´ uma vez que a sua estrutura se desenha em torno do conceito de marco que assinala um lugar sagrado e a sua configuração é a de uma porta encimada por uma cruz. Aliás, ali estão presentes os elementos que já constituíam o pórtico de 1917: a cruz central e as lanternas que a ladeiam, em clara referência à marca cristológica da mensagem de Fátima.

Neste Pórtico Jubilar os peregrinos são convidados a recitar o símbolo dos apóstolos e, em atitude batismal, a reafirmar as verdades da fé cristã.

Para além do Pórtico Jubilar de grandes dimensões, desenhado pela Arquitecta Joana Delgado, e feito à escala do Recinto de Oração, os peregrinos encontrarão todas as entradas do Santuário de Fátima assinaladas por pórticos com esta configuração.

Ali estarão, igualmente dispositivos que colocarão, nas sete línguas habituais, à disposição dos peregrinos o Itinerário Jubilar, que passa por diversos lugares e propõe vários tipos de oração.

O Itinerário do Peregrino pressupõe um percurso que integra uma passagem pelo Pórtico Jubilar; a oração do Rosário, na Capelinha das Aparições; Oração pelo Papa, junto aos túmulos dos Pastorinhos; Oração pela Paz, na Capela do Santíssimo Sacramento e a Oração Jubilar de Consagração.

PDF

HORÁRIOS

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.