09 de março, 2017

3J3A8306[1].JPG

 

Reitor do Santuário considera Fátima «o mais significativo destino religioso português»

Pe. Carlos Cabecinhas participou esta manhã no V Workshop Internacional de Turismo Religioso

                                      

O reitor do Santuário de Fátima, Pe. Carlos Cabecinhas, apresentou em linhas gerais, a identidade da visita do Papa Francisco em maio próximo, durante a qual presidirá à primeira grande peregrinação internacional aniversário do Centenário, no V Workshop Internacional de Turismo Religioso, a decorrer no Centro Pastoral de Paulo VI, Fátima.

O sacerdote considera que «Fátima é o mais significativo destino religioso português», e lamentou que o «turismo religioso fosse o parente mais pobre do turismo nacional».

Em Ano Jubilar do Centenário das Aparições, «Fátima tornou-se ponto de convergência nacional e internacional de peregrinos e turistas, como o comprovam os milhões de visitantes que, em cada ano, acorrem a Fátima».

«Se esperamos por muitas e grandes peregrinações jubilares, em 2017, a maior será, sem dúvida a de 12 e 13 de maio, com a presença do Papa Francisco», disse o Pe Carlos Cabecinhas, que chama ainda atenção para o facto de «receber visita do Papa não é uma novidade para a cidade de Fátima».

Francisco, será o quarto Sumo Pontífice a visitar Fátima depois de Paulo VI (1967), João Paulo II (1982, 1991 e 2000), e Bento XVI (2010).

«No passado mês de dezembro, o Vaticano anunciou oficialmente a vinda do Papa Francisco a Portugal, respondendo ao convite que lhe fora dirigido pelos Bispos portugueses e pelo Presidente da República».

Ainda sem programa oficial, o reitor do Santuário explicou que «nas restantes visitas papais, se manteve o programa das grandes peregrinações ao Santuário, pelo que é expectável que também agora assim aconteça», sobretudo porque Francisco virá «em peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima», isto é, «virá como peregrino, para rezar com os peregrinos presentes em Fátima e com os que o acompanharão através dos meios de comunicação social».

«É por vontade expressa de Sua Santidade que esta visita tem o carácter de peregrinação, privilegiando a dimensão espiritual da celebração da fé e da oração: o Papa vem para rezar em Fátima; para rezar com os peregrinos».

Assim, «a nossa expectativa é que sejam muitos aqueles que acorrerão a Fátima para ver, saudar e ouvir o Papa e para rezar com ele. E não temos dúvidas de que muitos dos peregrinos que acorrerão a Fátima, nestes dias, virão do estrangeiro», reiterou o Pe. Carlos Cabecinhas, esperando que «todos aqueles que nos visitem nesta ocasião tão especial possam fazer uma experiência feliz e festiva da vinda a Fátima».

O V Workshop Internacional de Turismo Religioso realiza-se hoje e amanhã, no Centro Pastoral de Paulo VI, em Fátima, com o objetivo de promover internacionalmente Portugal enquanto destino privilegiado de turismo religioso.

 

PDF

HORÁRIOS

19 abr 2024

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 15h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.