Por mandato do bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, o Gabinete do Bispo Diocesano anunciou a 18 de julho várias nomeações diretamente ligadas com a vida do Santuário de Fátima: O cónego Emanuel André Matos e Silva, da Diocese de Portalegre-Castelo Branco, e o padre Eugeniusz Fasuga, da congregação dos Missionários Redentoristas, foram nomeados capelães do Santuário de Fátima. O padre Adelino Filipe Guarda, diretor do Colégio de São Miguel, em Fátima, e responsável pelo Serviço de Apoio ao Clero da diocese, foi nomeado colaborador permanente do Santuário.
O Santuário de Fátima acolherá, desde o início desta semana e até final de agosto, repartidos por três grupos, 30 seminaristas de diversos seminários portugueses. A iniciativa realiza-se há vários anos e visa proporcionar aos seminaristas um momento de conhecimento mais próximo dos lugares e das atividades que o Santuário propõe a quem aqui se desloca. Pretende também sensibilizar para a importância e para a atualidade da Mensagem de Fátima.
O Movimento da Men-sagem de Fátima, associação canónica com estatutos apro-vados pela Conferência Episcopal Portuguesa com a missão de dar a conhecer, a viver e a difundir a mensagem de Fátima, realizou a peregrinação à Cova da Iria.
A 15 de julho realiza-se no Santuário de Fátima um concerto musical pela Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima e pelo coro de crianças da Academia Coral de Dortmund/Alemanha. O concerto terá início às 16:00, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. As entradas são livres e gratuitas.
O convite é lançado aos jovens que durante os próximos dois meses peregrinam ou visitam Fátima: entrem na vossa casa no Santuário de Fátima, a Casa Jovem! Este projeto pastoral reabriu portas no fim de semana de 30 de junho/1 de julho, na Colunata Sul. Funciona aos fins de semana, até ao final de agosto.
D. Nuno Brás, bispo auxiliar do patriarcado de Lisboa, presidiu à peregrinação aniversária de julho, nos dias 12 e 13. Nas suas palavras aos peregrinos durante a homilia da missa do dia 13, celebrada no Recinto de Oração, D. Nuno Brás apontou a vida em Cristo como caminho para uma vida plena. "Muitos são os modos de vida que a sociedade contemporânea nos apresenta, não raras vezes atraentes e fáceis; mas nenhum deles constitui a Vida plena, abundante e feliz: essa, apenas a poderemos encontrar no Senhor Jesus Cristo – e, não tenhamos dúvidas, em `Cristo crucificado`", disse. Por entre "dúvidas, incertezas, inseguranças e pecados que diariamente nos cercam, por entre os medos, fraquezas e incapacidades que marcam hoje a política, a vida das sociedades e dos povos, o Senhor Jesus continua a mostrar-se a cada ser humano como `caminho, verdade e vida", acrescentou.