Pela terceira vez consecutiva, o Santuário de Fátima acolhe o Encontro de Coros Infantis, este ano no dia 25 de Abril e com os seguintes coros participantes: Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima - Santuário de Fátima, Coro Juvenil do Carmo - Beja, Coro Vox et Communio – Penacova, Coro Infantil de Santa Catarina da Serra – Leiria e Academia Coral de Dortmund - Alemanha. Após os momentos de ensaio e de partilha entre os coralistas e os directores dos vários coros, terá lugar o concerto, às 16:00, na Igreja da Santíssima Trindade, no Santuário de Fátima. As entradas são livres e gratuitas e o concerto terá a duração de 1h30.
Estão abertas audições para selecção de cantores para o Coro do Santuário de Fátima. Realizar-se-ão em Abril nos dias 14 e 15, às 18:30 e às 21:00, respectivamente, na Casa de Retiros de Nossa Senhora das Dores, no Santuário de Fátima.
Porque neste ano pas-toral de 2010-2011 se pretende de forma es-pecial fazer memória das aparições do Anjo em Fátima, em 1916, o Santuário de Fátima está a organizar, para o dia 31 de Março, a evocação da primeira aparição deste mensa-geiro de Deus.
O apelo foi feito esta manhã em Fátima pelo Bispo de Aveiro, que presidiu à edição deste ano da Peregrinação das Crianças, uma das mais participadas peregrinações ao Santuário de Fátima, todos os anos a 9 e 10 de Junho. “Queremos construir um Portugal melhor a pensar em vós, a trabalhar convosco e a rezar convosco. Precisamos de olhar o futuro com verdade, com alegria e com esperança”, afirmou D. António Francisco dos Santos que, no final da homilia manifestou a sua alegria pela vinda a Fátima como presidente desta peregrinação. “O bispo de Aveiro gostou muito de estar aqui convosco em Fátima”, disse. A peregrinação deste ano voltou a acolher na Cova da Iria uma multidão de crianças de todo o país, incluindo das ilhas. Muitas chegaram a Fátima na noite de ontem e a grande maioria chegou esta manhã.
“Adorar Deus em espírito e verdade - Adoração como a-colhimento e compromisso” é o título do Simpósio teológico-pastoral que decorre entre 24 e 26 de Junho, no Santuário de Fátima. Os trabalhos decorrem na Capela da Morte de Jesus, na Igreja da Santíssima Trindade. O plano temático inclui diversos núcleos: a questão de Deus na cultura contemporânea, um aprofundamento da atitude crente, a adoração como expressão da fé, a figura de Maria enquanto modelo de todo aquele que acredita.
A 25 de Fevereiro o Santuário de Fátima abriu o concurso para a criação da música para o hino do centenário das aparições. O Santuário de Fátima pretende que “o hino se apresente como elemento identificador do acontecimento celebrado, pelo que deve ser facilmente apreensível e memorizável pelas assembleias que se congregam em torno da Mensagem de Fátima, no Santuário ou fora dele”.
A letra para o hino do centenário das aparições está escolhida, após selecção realizada no âmbito do concurso nacional promovido pelo Santuário de Fátima. O refrão da composição, que tem como título "Mestra do Anúncio, Profecia do Amor", é: Ave o clemens, ave o pia! Salve Regina Rosarii Fatimae! Ave o dulcis Virgo Maria!