A 19 de Agosto de 1917, a aparição deu-se no sítio dos Valinhos, a uns 500 metros do lugar de Aljustrel, porque, no dia 13 as crianças tinham sido levadas pelo Administrador do Concelho, para Vila Nova de Ourém. No Domingo seguinte, 19 de Agosto, Nossa Senhora apareceu-lhes nos Valinhos e pediu-lhes que continuassem a ir à Cova da Iria no dia 13 e que rezassem o terço todos os dias. O actual monumento celebrativo desta aparição foi construído a expensas dos católicos húngaros e inaugurado a 12 de Agosto de 1956. A branca imagem de Nossa Senhora de Fátima é obra da escultora Maria Amélia Carvalheira da Silva. Programa para o dia 19 de Agosto de 2009:
O projecto de pastoral juvenil "Casa do Jovem", foi retomado, após alguns anos de interrupção, no mês de Agosto. É um espaço de escuta e de diálogo, de oração e de reflexão, aos fins-de-semana no Santuário de Fátima. Com a colaboração de várias instituições religiosas já habituadas a trabalhar com a juventude, a Casa do Jovem funciona na Colunata Sul, na antiga Capela da Reconciliação. Após os primeiros fins-de-semana de portas abertas, o Reitor do Santuário tece um balanço muito positivo da iniciativa. VEM VISITAR-NOS! VAI VALER A PENA!
O Movimento da Mensagem de Fátima realizou no fim-de-semana de 18 e 19 de Julho mais uma edição da Peregrinação Nacional ao Santuário de Fátima. O tema da peregrinação deste ano foi “Francisco Marto – Paixão pelo silêncio” Durante a Eucaristia dominical, D. António Marto, assistente geral deste movimento instituído pela Conferência Episcopal Portuguesa, agradeceu publicamente o trabalho desenvolvido pelos membros do MMF por todo o país, a quem recordou aquilo que considera serem os aspectos mais importantes da espiritualidade da mensagem de Fátima.
Para celebrar a festa litúrgica de S. Joaquim e Santa Ana, avós de Jesus, no dia 26 de Julho, o Santuário de Fátima, prepara a realização de um encontro-peregrinação no santuário, no fim-de-semana de 25 e 26. O programa é aberto à participação de todos os avós e netos e gratuito.