13 de julho, 2016

 

3J3A4102.JPG

 

Bispo auxiliar de Braga exorta os cristãos a deixarem-se iluminar pela luz de Cristo

D. Nuno Almeida presidiu à peregrinação internacional aniversária de julho centrada no tema “Em vós está a fonte da vida” e que teve como especial intenção a oração pela paz na Síria

 

A revelação cristã projeta «uma nova luz sobre a identidade, sobre a vocação e sobre o destino último da pessoa humana» e por isso, os homens devem deixar-se iluminar pela luz de Cristo «na mente, no coração e no agir», disse esta manhã o bispo auxiliar de Braga, D. Nuno Almeida, que presidiu à peregrinação internacional aniversária de julho, no Santuário de Fátima.

O prelado partiu do diagnóstico da sociedade atual, marcada pela «tristeza individualista que brota do coração comodista e mesquinho, da busca desordenada de prazeres superficiais, da consciência isolada», para sublinhar a importância dos homens se deixarem iluminar pela luz de Cristo.

«Precisamos que a luz da fé, ilumine o nosso pensamento, para que nos salve da descrença, da indiferença religiosa, da tentativa de construirmos a vida sem Deus», disse D. Nuno Almeida destacando alguns dos problemas que atravessam a sociedade como «a idolatria do nosso eu, do dinheiro, do sucesso, ou do prazer, da superstição, hoje tão difusa e que leva à ilusão da procura de resolver os problemas de forma mágica, sem esforço, sem mudança de vida e sem conversão verdadeira ao Evangelho».

O prelado lembrou, ainda, que esta é a «única» luz que nos «abre ao amor», que «nos liberta da impaciência, da frustração, da solidão, da desolação, do desespero  e que sempre nos reconcilia com a vida».

Depois, frisou que esta luz deve contagiar o «olhar e o agir» do homem perante a sociedade de forma a que tenha um «olhar fraterno e mãos para repartir», concluindo que foi este deixar-se tocar que marcou a vida e determinou a solicitude de Maria.

Durante a missa que abriu a peregrinação, esta terça-feira à noite, o prelado já tinha recordado as pessoas «vítimas de violência, e todos quantos são perseguidos pela fé, pelas ideias, ou simplesmente pela cor da pele».

Segundo o bispo auxiliar de Braga, a mensagem de Fátima é um desafio a ler os acontecimentos da História com a «consciência de que é possível mudá-la a partir de dentro, com a força do amor e da oração».

«Nesta peregrinação, procuramos rezar, especialmente, pela Paz na Síria. Um conflito que coloca aquele povo martirizado a tentar sobreviver sob as bombas destrutivas e mortíferas.  Os mortos são muitos milhares! São seis milhões de deslocados internamente, cinco milhões de refugiados, muitos deles mortos nas águas do mediterrâneo. Unimos o nosso coração e nossa oração à do Santo Padre, pedindo a Nossa Senhora o fim da guerra na Síria», disse D. Nuno Almeida.

O prelado deixou ainda um outro apelo mais concreto: «Procuremos também colaborar com a Cáritas e outras organizações, para que se possa minimizar o drama deste povo sofredor» em vez de se investir no armamento, como de resto já sublinhou mais do que uma vez o Papa Francisco.

Além das vítimas da guerra na Síria foram ainda especialmente lembradas as famílias dos mortos e feridos no acidente ferroviário que ocorreu ontem, depois de uma colisão frontal entre dois comboios de passageiros, a sul de Itália, entre Corato e Andria, que provocou 20 mortos.

A peregrinação internacional aniversária de 12 e 13 de julho recorda a terceira aparição de Nossa Senhora aos pastorinhos Francisco, Jacinta e Lúcia.

Para a celebração deste dia 13 inscreveram-se 42 grupos de peregrinos de 19 diferentes países, entre eles Itália de onde vieram 10 grupos.

CR

PDF

HORÁRIOS

26 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.