21 de junho, 2021

2021-06-21_Cursos_de_Verao_2.jpg

Curso de Verão de 2021 vai falar das “faces visíveis e invisíveis” do fenómeno de Fátima

Proposta formativa do Santuário acontece entre 7 e 9 de julho, no Centro Pastoral de Paulo VI.

 

Decorrem as inscrições para a 6.ª edição dos Cursos de Verão do Santuário de Fátima, que, entre 7 e 9 de julho, no Centro Pastoral de Paulo V, vai abordar o tema “Os rostos de Fátima: faces visíveis e invisíveis de um fenómeno secular”, aprofundando os rostos que contribuíram para a consolidação, divulgação e estudo do fenómeno de Fátima e os rostos que, por outro lado, o criticaram o acontecimento.

“Além destas análises biográficas mais específicas, serão também tratadas outras fisionomias que ajudarão a compreender como foi moldada a espacialidade do Santuário de Fátima, assim como a espiritualidade daqueles que se fizeram peregrinos da Cova da Iria, desde os papas até ao peregrino anónimo”, lê-se na sinopse da proposta formativa que o Santuário e Fátima, através do seu Departamento de Estudos, disponibiliza a investigadores e estudantes das áreas das Ciências Humanas e Sociais; professores e alunos do ensino básico e secundário; formadores; catequistas e agentes pastorais.

Serão objeto de reflexão neste curso: as biografias de Francisco, Jacinta e Lúcia e dos opositores de Fátima; a atuação de figuras que contribuíram para a consolidação do fenómeno de Fátima; as figuras que estudaram e divulgaram o fenómeno de Fátima; a espiritualidade do peregrino de Fátima; os conteúdos da Mensagem de Fátima e outros aspetos específicos do fenómeno de Fátima.

Ao longo dos três dias do curso, o tema desta edição será aprofundado por: André Melícias, responsável pelo Arquivo e Biblioteca do Santuário; Carmo Rodeia, diretora do Gabinete de Comunicação do Santuário de Fátima; Marco Daniel Duarte, diretor do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima; Sónia Vazão, também do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima e pelo reitor do Santuário, padre Carlos Cabecinhas.

O programa formativo incluiu o visionamento do documentário “Santos vizinhos: duas crianças que se fizeram candeias da humanidade a partir de Fátima”, no primeiro dia, e uma visita guiada à exposição “Os rostos de Fátima: fisionomias de uma paisagem espiritual”, no segundo dia. Para além do programa celebrativo que o Santuário de Fátima proporciona, os participantes poderão ainda visitar os espaços museológicos do Santuário.

Os Cursos de Verão do Santuário de Fátima têm sido promovidos, com periodicidade anual, pelo Departamento de Estudos do Santuário de Fátima a pensar nos investigadores que pretendam estudar o fenómeno de Fátima. Na edição anterior, que decorreu já em tempo de pandemia, centrou-se na arte, Iconografia e museologia de Fátima.

O programa completo da edição deste ano, assim como as condições e formulário de inscrição estão disponíveis AQUI.

 

PDF

HORÁRIOS

16 abr 2024

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 15h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.