04 de dezembro, 2018

2018-12-05_Dia_Internacional_Voluntariado_2.jpg

Dia Internacional do Voluntariado assinalado na Cova da Iria

Nas celebrações do programa oficial do Santuário de amanhã, prece vai lembrar os que “se entregam generosa e voluntariamente ao serviço dos peregrinos”

 

O Dia Internacional do Voluntariado, que se comemora amanhã, 5 de dezembro, vai ser assinalado na Cova da Iria, através de uma prece por intenção dos seus voluntários, que será lida em todas as celebrações do programa oficial do Santuário de Fátima.

Deste modo, na Oração dos Fiéis de todas as Missas e celebrações do dia de amanhã, será proferida uma prece “pelos que oferecem o seu tempo ao bem comum e por aqueles que no Santuário de Fátima se entregam generosa e voluntariamente ao serviço dos peregrinos”.

Trata-se de uma manifestação de gratidão às cerca de quatro centenas de voluntários que, em vários serviços e dimensões do Santuário, dedicam parte do seu tempo a acolher os peregrinos e divulgar a Mensagem deixada por Nossa Senhora aos Pastorinhos, em 1917.

No Santuário, as mais de 500 expressões de voluntariado acontecem nos âmbitos mais diversos: apoio à liturgia; informações; acolhimento; comunicação; arranjos dos espaços celebrativos, entre outros, e surgem como um “sinal profético” do nosso tempo.

“Quando tudo parece ter um preço e a gratuidade parece carecer de sentido, o voluntariado vem tornar presente uma outra lógica mais conforme à fé cristã, ao modo como Deus se relaciona connosco e como nos desafia a procedermos uns com os outros” afirmou o reitor do Santuário, padre Carlos Cabecinhas, no final do verão passado, durante o passeio que anualmente o Santuário oferece aos seus voluntários.

Para o diretor do Departamento de Pastoral da Mensagem de Fátima, padre José Nuno Silva, “os voluntários são uma dimensão fundamental do colo do mundo que Fátima é para tantos peregrinos”.

Além dos voluntários nominais, diretamente implicados nos serviços, há ainda outros que integram movimentos, associações e serviços que, autonomamente, prestam um contributo essencial para a missão do Santuário de Fátima.

Ao reconhecer o voluntariado como uma ajuda “essencial”, o Santuário tem vindo a assumir uma gestão uniforme de proximidade deste contributo, com um reforço da formação dedicada destinada aos voluntários.

O Dia Internacional do Voluntariado foi instituído em dezembro de 1985, pelas Nações Unidas, e celebra-se anualmente a 5 de dezembro.

PDF

HORÁRIOS

25 abr 2024

Missa, na Capelinha das Aparições

  • 12h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.