08 de maio, 2025
![]() Fátima unida ao Papa Leão XIVSantuário de Fátima, em sintonia com a alegria de toda a Igreja, afirma união com o novo Papa e expressa desejo de que ele possa vir à Cova da Iria no seu pontificado.
Leão XIV é o novo Sumo Pontífice da Igreja Católica. O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost foi o eleito, esta tarde, pelo Conclave que desde ontem estava reunido na Capela Sistina, no Vaticano. Quando o fumo branco anunciou a eleição, poucos minutos depois das 17h00, os sinos da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima dobraram, como expressão de alegria, e, assim que se soube o nome escolhido pelo novo Bispo de Roma, soou o toque festivo do carrilhão. “Um dos aspetos fundamentais de Fátima é esta comunhão com o Papa. Por isso, o Papa Leão XIV é agora o nosso Papa, aquele a quem estamos unidos”, afirmou o reitor do Santuário de Fátima, numa primeira reação, ao expressar o desejo de uma futura presença de Leão XIV na Cova da Iria. “O cardeal Prevost, agora Leão XIV, não esteve [em Fátima]. Por isso, o grande desejo é que possa visitar este Santuário, fazer a experiência de oração e experimentar a força da oração dos peregrinos pelo Santo Padre”, disse o padre Carlos Cabecinhas, que antevê um pontificado em sintonia com as linhas seguidas pelo Papa Francisco. “É a minha convicção de que este homem, que tinha sido escolhido pelo Papa Francisco para tarefas dentro da Igreja, continuará aquilo que foi o pontificado que o antecedeu, o pontificado do Papa Francisco, um homem atento às dores e às feridas da Igreja e do mundo em que vivemos”. Após a eleição e antes da recitação do Rosário das 18h30, o reitor do Santuário de Fátima rezou uma Ave Maria com os peregrinos pelo Papa Leão XIV. “Como sabeis, o Papa esteve sempre no coração dos peregrinos de Fátima. Honremos esta tradição e acompanhemos o novo Pontífice com a nossa oração”, disse o padre Carlos Cabecinhas, após a prece em que se pediu pelo novo Bispo de Roma.
Apelo à paz, unidade e diálogo na primeira mensagem ao mundoNas primeiras palavras, a partir da varanda central da Basílica de São Pedro, o Papa Leão XIV deixou um apelo à paz, à unidade e à missão da Igreja como ponte de diálogo e amor no mundo. "Precisamos tentar juntos ser uma igreja missionária, uma igreja que constrói pontes e diálogo, sempre aberta a receber, como nessa praça, com os braços abertos todos aqueles que precisam da nossa caridade e da nossa presença”, disse o Sumo Pontífice, numa mensagem onde pediu esperança em Deus e coragem para se alcançar uma paz “desarmante, humilde e perseverante”. O Papa Leão XIV nasceu a 14 de setembro de 1955 em Chicago, nos Estados Unidos da América. Como cardeal, D. Robert Francis Prevost era atualmente prefeito do Dicastério para os Bispos e presidente da Comissão Pontifícia para a América Latina. Foi criado cardeal no Consistório de 30 de setembro de 2023 pelo Papa Francisco. É membro da Ordem de Santo Agostinho, onde entrou no noviciado em 1977 e fez votos solenes em 1981. Foi ordenado presbítero a 19 de junho de 1982 e dedicou grande parte da sua vida à missão no Peru, onde exerceu grande parte do seu ministério episcopal.
Prece pelo Papa Leão XIV Rezada na Capelinha das Aparições, após a eleição. “Senhor nosso Deus, que escolhestes o vosso servo, Leão XIV, como sucessor do apóstolo Pedro para governar toda a Igreja, ouvi benignamente as nossas súplicas e fazei que ele, como Vigário de Cristo na terra, confirme os irmãos na fé e toda a Igreja persevere em comunhão com Ele, pelo vínculo da caridade, do amor e da paz, para que todos encontrem em vós, Pastor das nossas almas, a verdade e a vida eterna”.
Foto: © Vatican News |