06 de dezembro, 2022

bannerdescodificar-fatimadez22.jpg

História e a mensagem de Fátima vão ser descodificadas em formação online

Seminário acontece pela segunda vez e decorrerá na plataforma Zoom, nas quartas-feiras de janeiro, entre as 21h15 e as 22h15.

 

Depois de uma primeira edição, há um ano, que contou com o interesse de mais de 200 participantes de oito países, o Santuário volta a oferecer, nas quartas-feiras de janeiro, o seminário online desCodificar Fátima, onde serão apresentadas duas sínteses por sessão sobre temas relacionados com o primeiro século do acontecimento de Fátima.

O webinar pretende dar resposta a muitas interrogações que Fátima suscita junto dos peregrinos e investigadores, fazendo chegar os resultados da investigação científica sobre Fátima a diferentes públicos, em diversas geografias.

Esta segunda edição irá debruçar-se sobre os seguintes temas: a coroa preciosa de Nossa Senhora de Fátima e o jornal “Voz da Fátima”, no dia 4 de janeiro; a ritualidade da celebração da noite em Fátima e as obras de arte da Basílica da Santíssima Trindade, no dia 11; a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima e o Museu do Santuário de Fátima, na penúltima quarta-feira do mês; e o correio de Nossa Senhora de Fátima e as fotografias dos Santos Francisco e Jacinta Marto, no último dia do seminário, 25 de janeiro.

“Através do seu Departamento de Estudos e convocando diferentes perspetivas de abordagem, o Santuário de Fátima apresenta alguns dos temas que constituem o fenómeno de Fátima e o deixam perceber como um dos mais importantes acontecimentos religiosos da contemporaneidade”, lê-se na sinopse da proposta formativa.

A formação será ministrada por: Marco Daniel Duarte, diretor do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima; André Melícias e Sónia Vazão, do mesmo departamento; Carmo Rodeia, diretora do Gabinete de Comunicação do Santuário de Fátima e pelo padre Joaquim Ganhão, capelão na Cova da Iria e diretor do Departamento de Liturgia do Santuário.

Em 2021, o seminário descodificar Fátima congregou participantes oriundos: de Portugal; de Espanha; de Itália, da Suiça, da Polónia, do Brasil, da Costa Rica, do Panamá e de Angola. A possibilidade de juntar numa única turma pessoas de diferentes lugares do mundo foi uma das potencialidades evidenciada pela organização e pelos próprios participantes, na primeira edição, sob a qual foi feito um “balanço é muito positivo”.

A proposta é idealizada para o público em geral e, concretamente, para investigadores das áreas das Ciências Humanas e Sociais (História, História da Arte, Antropologia, Sociologia, Geografia Humana, Filosofia, Teologia, Ciências Religiosas); estudantes universitários das áreas das Ciências Humanas e Sociais (História, História da Arte, Antropologia, Sociologia, Geografia Humana, Filosofia, Teologia, Ciências Religiosas); professores do ensino básico e secundário (áreas de História, História da Arte, Filosofia, Educação Moral e Religiosa Católica); e formadores, catequistas e outros agentes pastorais.

As inscrições para este curso online decorrem pela ordem de chegada, mediante o pagamento da taxa de inscrição de 20 euros. Aos participantes que frequentarem, pelo menos, 75% das sessões do curso, receberão um certificado de participação.

PDF

HORÁRIOS

28 abr 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições, e procissão das velas, no Recinto de Oração

  • 21h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.