03 de julho, 2018

AF_BANNER Cursos de Verao.jpg

 

Investigadores de 12 áreas do saber vão participar na 3ª edição dos Cursos de Verão do Santuário

Estão inscritos 52 participantes. O curso realiza-se de 10 a 12 de julho

 

Cinquenta e dois investigadores e profissionais,  de 12 áreas do saber científico, vão participar na 3ª edição dos Cursos de Verão, do santuário de Fátima, com o tema “Fátima: síntese das leituras de um acontecimento centenário”,  uma proposta formativa dinamizada pelo Departamento de Estudos do Santuário que decorre de 10 a 12 de julho, no Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima.

Até ao dia de hoje os participantes inscritos são licenciados, mestres e doutorados em História, História da Arte, Jornalismo, Ciências Religiosas, Economia, Arquivística, Conservação e Restauro, Turismo, Geologia, Engenharia Civil, Arqueologia e Antropologia.

Para esta edição de 2018, os objetivos passam: pela interpretação dos conteúdos da Mensagem de Fátima, através da análise em abordagens multidisciplinares de aspetos específicos do fenómeno; pelo exame das fontes do acontecimento e pela apresentação dos elementos da sua história são alguns dos objetivos da edição de 2018 dos Cursos de Verão.

A proposta formativa destina-se a investigadores e estudantes universitários das áreas das Ciências Humanas e Sociais, professores do ensino básico e secundário, formadores, catequistas e outros agentes pastorais.

A coordenação dos Cursos de Verão é de Marco Daniel Duarte, diretor do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima, que integra a equipa formativa, a par de investigadores, técnicos e especialistas em diversas áreas: religião, história, filosofia, comunicação, artes e restauro. Cada um vai, num programa definido para os três dias, apresentar leituras concretas do acontecimento de Fátima.

A frequência é gratuita e a inscrição obrigatória, através de formulário disponível na internet ou através de [email protected]

Além de uma oportunidade única de formação, a 3.ª edição dos Cursos de Verão oferece aos participantes a possibilidade de visita aos seguintes espaços museológicos: a Casa-Museu de Aljustrel; a Casa de Francisco e Jacinta Marto; a Casa de Lúcia de Jesus; o lugar das aparições do Anjo e lugar da aparição mariana de agosto; a Casa das Candeias e o Núcleo Museológico da Fundação Francisco e Jacinta Marto; o Espaço Padre Formigão: Casa do Apóstolo de Fátima e o Núcleo Museológico das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima.

Os Cursos de Verão do Santuário de Fátima pretendem, deste modo, aproximar a comunidade científica dos temas de Fátima. Esta é a terceira edição de uma proposta que se tem realizado anualmente. Na primeira edição, foram abordadas questões transversais e introdutórias a Fátima. No ano passado, cumpriu-se uma abordagem monográfica, a partir do qual se puderam aprofundar temáticas específicas como a relação entre os papas e Fátima e as biografias dos protagonistas do acontecimento centenário.

 

HORÁRIOS

25 abr 2019

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 18h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.