15 de outubro, 2019

2019-10-15_Santuario_Panama_3.jpg

Panamá vai ter um santuário de invocação a Nossa Senhora de Fátima

Criação do novo santuário, que terá como núcleo uma réplica da Capelinha das Aparições, foi anunciada dia 13 de outubro pelo arcebispo metropolitano do Panamá, e surge após duas visitas da Virgem Peregrina àquele país.

 

A criação de um santuário de invocação a Nossa Senhora de Fátima na Cidade do Panamá, que terá como núcleo uma réplica da Capelinha das Aparições, foi anunciado oficial e simbolicamente, no passado dia 13 de outubro, pelo arcebispo metropolitano do Panamá, D. José Domingo Ulloa Mendieta.

A decisão da construção deste Santuário, que acontece no ano em que é celebrado o centenário da edificação da Capelinha das Aparições, é justificada pelo arcebispo metropolitano do Panamá pelas “muitas bênçãos e grandes frutos pastorais” que resultaram das duas visitas que a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima realizou ao Panamá, em 2017, para visitar as dioceses panamianas, e no princípio deste ano, no âmbito da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que se realizou naquele país.

"A presença da Virgem Peregrina de Fátima no Panamá, em 2017, trouxe muitas bênçãos e grandes frutos pastorais, pelas visitas que fez a centros penitenciários, educativos, hospitais e lares de idosos. A sua presença na JMJ não só marcou a história deste encontro e da própria Igreja no Panamá (...) Por isso, pedimos à Reitoria do Santuário para construirmos aqui uma réplica da Capelinha das Aparições, que é o coração histórico da Mensagem que  Nossa Senhora deixou na Cova da Iria, em 1917”, explicou o prelado a uma assembleia de fiéis, reunida na Basílica Santa María la Antigua, momentos antes de apresentar um vídeo deste novo projeto que, em carta enviada ao reitor do Santuário de Fátima, apelida de um “grande sonho”.

“Com esta capela aspiramos dar aos peregrinos do Panamá e do mundo um acolhimento evangelizador digno e pleno do amor do Senhor e da espiritualidade da Sua Mãe, a partir da Mensagem que Ela transmitiu na Cova da Iria e que, atualmente, está mais viva que nunca no coração dos panamenhos”, escreve D. José Domingo Ulloa Mendieta, na carta onde solicita autorização ao Santuário de Fátima para levar a cabo o novo projeto.

Na resposta positiva, o reitor do Santuário, padre Carlos Cabecinhas, fala de um “sinal de comunhão com toda a nação do Panamá”, e deseja que a edificação da réplica da Capelinha das Aparições “intensifique ainda mais a devoção mariana de todos os fiéis, designadamente a devoção do Rosário e dos cinco Primeiros Sábados”.

No dia anterior ao anúncio oficial da criação deste novo santuário de invocação a Nossa Senhora de Fátima na Cidade do Panamá, a novidade já havia sido antecipada pelo próprio reitor do Santuário de Fátima, durante a conferência de imprensa da Peregrinação Internacional de Outubro. Na ocasião, o padre Carlos Cabecinhas destacou a ida da Imagem Peregrina de Nossa Senhora à Jornada Mundial da Juventude que decorreu no Panamá como um dos momentos mais marcantes do ano pastoral 2018/19, ao lembrar o programa paralelo que levou a Virgem Peregrina aos lugares mais periféricos daquele país, como foi o caso da visita a uma prisão, a um hospital oncológico e a um bairro degradado.

O anúncio da criação de um santuário de invocação a Nossa Senhora de Fátima, pelo arcebispo metropolitano do Panamá, foi seguido da apresentação, em vídeo, do projeto da réplica da Capelinha das Aparições, momento que foi acompanhado com comoção pelos fiéis que se encontravam na celebração e que entoaram o “Avé de Fátima”, enquanto acenavam lenços brancos.

A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima esteve por duas ocasiões no Panamá: a primeira, em março de 2017, cumprindo um périplo pelas dioceses daquele país; a segunda, em janeiro de 2019, no âmbito da JMJ que se realizou no Panamá e que teve como tema o fiat de Maria: “Eis aqui a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra”, numa presença que marcou a Igreja daquele país da América Central.

 

 

 

PDF

HORÁRIOS

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.