16 de fevereiro, 2019

3J3A7120.jpg

 

Primeira Oficina Pastoral sobre a infância arrancou este sábado em Fátima

Vidas dos santos Francisco e Jacinta Marto inspiram novo modelo formativo na Cova da Iria

 

A Escola do Santuário de Fátima está a promover este fim de semana, dias 16 e 17 de fevereiro, a primeira Oficina Pastoral, com um formato inovador, centrada nos santos Francisco e Jacinta, intitulada “Francisco e Jacinta na catequese da infância”, que decorre na Casa de Retiros de Nossa Senhora do Carmo, e conta com a participação de 10 agentes pastorais de quatro dioceses.

Esta oficina destina-se a catequistas da infância, a responsáveis da igreja pela catequese da infância, seja ao nível da vigararia seja ao nível da paróquia e a outros formadores, animadores e agentes pastorais ligados à catequese, especialmente da infância.

O itinerário temático parte de uma introdução em que a pedagogia catequética é recordada e enquadrará o restante percurso, o qual, seguindo os passos típicos dessa pedagogia, tomará o acontecimento das aparições e as vidas e perfis de espiritualidade e santidade do Francisco e da Jacinta como motivos de ‘experiência humana’, ‘Palavra de Deus’ e ‘expressão de fé’.

Neste percurso procurar-se-á, assim, ler a espiritualidade e a santidade dos Pastorinhos (dimensão de fé) como expressão e concretização de vidas (experiência humana) transformadas pelo encontro e pela relação com Deus (Palavra).

Deste caminho preparatório partirão, depois, os trabalhos oficinais que, pontuados por tempos de plenário, permitirão a criação de propostas concretas para a catequese da infância – como subsídios para a oração ou a celebração dos sacramentos, para a peregrinação a Fátima e em Fátima, entre outros – a partir da riqueza das vidas de Francisco e de Jacinta, candeias que Deus acendeu para alumiar a humanidade e exemplos da resposta que a humanidade, como afirmou o Papa São João Paulo II.

Estas oficinas, promovidas no mês em que se assinala a festa litúrgica dos santos pastorinhos, a 20 de fevereiro, visam aprofundar o conhecimento do acontecimento e do significado do fenómeno Fátima; descobrir São Francisco e Santa Jacinta Marto; conhecer as suas biografias e a especificidade do itinerário espiritual de cada um; aprofundar o seu potencial pedagógico-catequético; aplicar o exemplo de São Francisco à educação para o silêncio; aplicar o exemplo de Santa Jacinta à educação para o sentido do outro e elaborar propostas/subsídios para a catequese da infância a partir desses exemplos.

Dos conteúdos destaque para quatro aspetos principais: Introdução e pedagogia catequética, a Experiência humana – As crianças Francisco e Jacinta Marto e o seu contexto, a Palavra de Deus – O acontecimento de Deus nas Aparições e a Expressão de fé – Os perfis de santidade de Francisco e Jacinta Marto.

O programa terminará com a missa de domingo, às 15h00, na Basílica da Santíssima Trindade.

Até ao final do ano pastoral serão desenvolvidas mais duas Oficinas a saber: uma em julho, sobre a Peregrinação, que será um momento formativo destinado a operadores e dinamizadores de peregrinações e outra setembro, sobre a Infância Missionária.

 

 

PDF

HORÁRIOS

26 abr 2024

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 15h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.