01 de fevereiro, 2018

2018-02-01_Protocolo_Lisboa_2.jpg

Protocolo cria unidade de investigação sobre os acontecimentos de Fátima

Gabinete de Estudos Fátima Global vai promover o estudo do acontecimento e da Mensagem de Fátima

O Santuário de Fátima, pelo seu Departamento de Estudos , celebrou, esta manhã, em Lisboa, um protocolo de cooperação com várias instituições de investigação, através do qual é criado o Gabinete de Estudos Fátima Global, uma unidade de investigação que prestará apoio a projetos de investigação, pesquisa, edição científica de trabalhos, realização de seminários, ações de formação e eventos culturais e científicos.

"Este acordo de cooperação insere-se no esforço de promoção de estudos sobre Fátima que o Santuário tem vindo a assumir, ao longo dos anos, através da disponibilização aos investigadores do acesso à documentação relacionada com os acontecimentos da Cova da Iria", disse o reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, no final da assinatura do protocolo.

Para o reitor do Santuário, o acordo agora assinado é uma oportunidade de “valorizar uma dimensão que o Santuário sempre abraçou como sua missão: a promoção do estudo do acontecimento e da Mensagem de Fátima”.

“Este acordo poderá potenciar o estudo e o interesse dos investigadores por Fátima e ajudar a ter uma visão mais completa deste fenómeno e da sua Mensagem, na pluralidade de perspetivas encarnadas nas diversas disciplinas universitárias”, perspetivou o sacerdote.

Para o diretor do Departamento de Estudos do Santuário, Marco Daniel Duarte, este protocolo “marca um ponto de chegada que está relacionado com todo o trabalho que tem sido feito pelo Santuário de Fátima ao nível do estudo das suas fontes primárias".

Num olhar sobre o futuro, o responsável pelos estudos do Santuário de Fátima sublinha a criação do Gabinete de Estudos Fátima Global, "uma unidade vai permitir abordar Fátima com isenção".

“Daqui por algum tempo, é expectável que haja teses de mestrado e doutoramento, feitas em Universidades públicas, que possam estudar o comportamento humano à volta do acontecimento de Fátima, que é global desde a primeira hora”, projetou o diretor do Departamento de Estudos.

Participaram na cerimónia de assinatura do acordo, que decorreu na sede da Universidade Aberta, em Lisboa, as instituições parceiras que o firmaram: Santuário de Fátima e o seu Departamento de Estudos; a Universidade Aberta; a Cátedra Infante Dom Henrique para os Estudos Insulares Atlânticos e a Globalização; o Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e o Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes.

PDF

HORÁRIOS

25 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 18h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.