25 de fevereiro, 2018

3J3A0231.jpg

 

Reitor convida peregrinos a levarem para a vida o fruto da conversão

Na homilia da Missa dominical no Santuário de Fátima, o Pe. Carlos Cabecinhas sublinhou a importância da oração e da contemplação nesta caminhada da Quaresma

 

O reitor do Santuário de Fátima convidou hoje os peregrinos a serem capazes de se transfigurarem à imagem de Cristo e a levarem para a vida quotidiana o resultado dessa conversão.

“A conversão transfigura-nos e transfigura a nossa vida” afirmou o Pe. Carlos Cabecinhas durante a homilia da Missa dominical celebrada esta manhã na Basílica da Santíssima Trindade, em Fátima.

Partindo do episódio da Transfiguração de Jesus, relatado na passagem do Evangelho que é lida hoje nas igrejas de todo o mundo, o reitor do Santuário de Fátima defendeu que é necessário, no tempo da Quaresma, subir com Jesus ao monte e ficar com Ele, estar mais atento à voz de Deus, deixando-se envolver e transformar pelo Espírito, mas também “dar um passo mais”.

“A Transfiguração apresenta-nos antecipadamente Jesus vitorioso, a meta para onde caminhamos neste período” disse o reitor sublinhando que há, contudo “desafios concretos” como  “escutar a palavra de Deus”, “encontrarmo-nos com Deus na Eucaristia e na oração” e, depois difundir essa palavra.

“Transfiguramo-nos quando sabemos escutar Deus, como os Pastorinhos souberam escutar o Anjo e Nossa Senhora; transfiguramo-nos quando nos disponibilizamos para encontrar Deus, como eles também fizeram na Eucaristia e na oração, quando procuravam o `Jesus escondido´”, precisou o sacerdote.

“A Eucaristia que estamos a celebrar é este grande momento da Transfiguração. Somos como Pedro, Tiago e João: escutamos a palavra de Deus e encontramo-nos com Ele no altar. Só que não basta fazê-lo aqui. É preciso um passo mais pois a experiência que aqui fazemos tem de ser levada à vida concreta do dia-a-dia”, disse ainda.

Na Eucaristia participaram peregrinos oriundos do Brasil, de Espanha, Alemanha, diáspora indiana em França, Coreia do Sul e de Portugal.

Recorde-se que hoje noutro ponto do Santuário, na capela de Santo Estevão, nos Valinhos, centenas de ciclistas de todo o país participaram na XVI Peregrinação Nacional de Ciclistas ao Santuário de Fátima.

A Missa e a bênção dos ciclistas foi presidida por D. Serafim Ferreira  e Silva, bispo emérito da diocese de Leiria-Fátima.

PDF

HORÁRIOS

26 abr 2024

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 15h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.