15 de junho, 2016

Terco.jpg


Reitor do Santuário sublinha importância de Fátima ter um terço certificado resultante do empreendedorismo local

Terço comemorativo do Centenário das Aparições de Fátima foi apresentado esta quarta feira
 

O Terço comemorativo do Centenário das Aparições de Fátima, resultante de uma parceria entre o Santuário de Fátima, A ACISO- Associação Empresarial  Ourém-Fátima e a Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM), foi apresentado esta manhã no Centro Pastoral de Paulo VI, em Fátima.

Trata-se de uma iniciativa “que o Santuário não podia deixar de apoiar desde logo porque falar do Terço é falar de Nossa Senhora e, por isso, é ir ao núcleo central da Mensagem de Fátima”, mas também “pelo fim solidário que a iniciativa encerra” e pelo facto de “ser um elemento de qualidade, certificado, que pode levar a imagem de Fátima mais além”, disse o reitor do Santuário de Fátima.

“É uma excelente forma de celebrar o centenário” acrescentou ainda o pe Carlos Cabecinhas “pela qualidade do produto, pela sua certificação e pela relevância que tem na mensagem de Fátima”.

“O terço chama a atenção para a importância da oração na vida de qualquer cristão e acentua o pedido feito por Nossa Senhora, durante as aparições, para que os pastorinhos o rezassem todos os dias”, concluiu o reitor.

Este objeto de culto é composto por contas em vidro soprado, produzidas artesanalmente na Marinha Grande, passador e crucifixo em zamak com acabamento de cobre e prata e, corrente e arame, em latão prateado. O design teve o apoio inicial da jovem fatimense Kátia Silva e, na fase final, da equipa da Silvadesigners. Cada peça é embalada em caixa própria, acompanhada por um livro explicativo, disponível em sete idiomas e com Selo de Certificação emitido pela INCM.

A produção dos Terços é feita manualmente e com recurso aos métodos tradicionais, devidamente enquadrada por fabricantes locais, sendo disponibilizadas, para já, 50 mil unidades.

O Terço comemorativo do Centenário das Aparições de Fátima está à venda a partir do dia 16 de junho, pelo valor de 12 euros, nos estabelecimentos de artigos religiosos sediados em Fátima. Este valor tem uma componente solidária, com 1€ de cada terço vendido a reverter para o Centro de Reabilitação e Integração de Fátima (CRIF), para a construção de um lar residencial para adultos com deficiência e cujas famílias se demonstram já incapazes de prestar o necessário acompanhamento.

O CRIF é uma instituição local que  tem sido apoiada pelo Santuário de Fátima, como de resto sublinhou o seu presidente, Pe António Pereira.

Durante a cerimónia de apresentação do Terço foi assinado um protocolo entre a ACISO e o CRIF que prevê a alocação de parte da receita resultante da venda do Terço para as obras de ampliação da instituição que passará a dispor de mais 11 quartos para acolher pessoas portadoras de deficiência em Fátima. Atualmente o CRIF acolhe 130 pessoas.

PDF

HORÁRIOS

19 abr 2024

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 15h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.