28 de maio, 2019

Banner_Encontro_3.jpeg

 

Reitor reflete sobre “O Santuário como lugar de celebração e vivência da fé”

Padre Carlos Cabecinhas é o orador da 3ª conferência do ciclo “Encontros na Basílica”, a 2 de junho

O Santuário de Fátima vai promover este domingo a terceira palestra do Ciclo de `Encontros na Basílica´ que será proferida pelo reitor padre Carlos Cabecinhas, a partir das 15h30, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

Na conferência intitulada “O Santuário como lugar de celebração e vivência da fé” o sacerdote irá sublinhar especialmente a forma como estes dois atributos do Santuário se concretizam a partir da mensagem de Fátima.  Por isso, a reflexão que irá apresentar procura olhar a dimensão celebrativa de Fátima e a experiência que o Santuário proporciona, dedicando atenção também ao Santuário como lugar e escola de oração.

O padre Carlos Cabecinhas é reitor do Santuário de Fátima desde 2011 e é doutorado em Liturgia pelo Pontifício Ateneu Santo Anselmo, em Roma. Para além do livro que publicou sobre o desenvolvimento histórico da ciência litúrgica, tem publicados diversos trabalhos científicos.

A palestra será seguida de um Recital pelo ensemble vocal Auri Voces, criado em 2012 e dirigido por Sílvio Vicente, organista do santuário de Fátima desde 2009.

O programa deste concerto reflete sobre louvores que a Virgem Maria tece a Deus. Serão interpretados temas como Magnificat, Pulchra es, amica mia de Ola Gjeilo; Pater noster de Albert de Klerk; Ave Maria, de Sílvio Vicente; Lux aurumque, de Eric Whitacre;  Only in Sleep de Ériks Esenvalds e The road Home de Stephen Paulus.

As sessões dos ‘Encontros na Basílica’ são de entrada livre. Até ao final deste ano pastoral, em que o Santuário dá “Graças por Peregrinar em Igreja”, ainda serão realizados mais duas conferências: a 8 de setembro, o teólogo Pedro Valinho Gomes refletirá sobre o tema ‘Francisco Marto, peregrinação interior’  e a 10 de novembro, o diretor do Departamento de Pastoral da Mensagem de Fátima, padre José Nuno Silva, abordará o tema ‘Fátima lugar da fragilidade – doença e pecado’.

Os ‘Encontros na Basílica’ são uma proposta de reflexão sobre Fátima, que o Santuário está a dinamizar durante o atual triénio (2017-2020) que tem como tema genérico ‘Tempo de graça e misericórdia’.

 

PDF

HORÁRIOS

24 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.