14 de janeiro, 2019

2018-12-13_Itinerario_do_Rosario_3.jpg

 

Santuário de Fátima realiza segundo Itinerário de Espiritualidade sobre o Rosário

Iniciativa decorre entre 19 e 20 de janeiro

 

A Escola do Santuário vai promover nos próximos dias 19 e 20 de janeiro, o segundo Itinerário de Espiritualidade centrado no Rosário, que desta vez se irá ocupar dos Mistérios Luminosos, no Tempo Comum.

Este é o segundo fim de semana de aprofundamento do Rosário como itinerário evangélico de vida teologal, que procura sintonizar os diferentes mistérios com cada tempo litúrgico e terá incidência sobre temas como “O Rosário no mistério cristão”; “Os Mistérios da Luz: perspetiva bíblica e espiritual”; “O Reino”; “Viver e crer, esperar e amar”; “Aprofundamento teologal” e “Partilhar a luz”.

A participação no itinerário, que tem inscrição gratuita, mas obrigatória, destina-se a todos os interessados, tendo particular interesse para os agentes pastorais. Tendo em conta que o itinerário constitui uma unidade, foram privilegiadas as inscrições feitas para a totalidade do percurso.

A proposta de aprofundamento do Rosário parte do pedido insistente que Nossa Senhora deixou na Cova da Iria aos Pastorinhos para a oração diária do Terço. Ao assumir-se como “escola do Rosário”, o Santuário oferece agora a possibilidade de uma redescoberta desta forma de oração, recuperando a consciência do seu significado, da sua profundidade e atualidade.

Os seguintes fins de semana decorrem a 16 e 17 de março, em plena Quaresma, sobre os mistérios dolorosos; e o quarto a 18 e 19 de maio, no tempo da Páscoa, com a abordagem aos mistérios gloriosos.

Está prevista ainda a proposta do itinerário na sua globalidade, entre 27 de maio e 2 de junho, para a qual serão comunicadas informações específicas em abril, altura em que abrirão também as inscrições.

Através desta proposta formativa, que apresenta o Rosário como itinerário evangélico de vida teologal, o Santuário de Fátima pretende aprofundar esta prática de oração mariana, destacando: a sua evolução na história da espiritualidade cristã, o seu sentido cristocêntrico, a sua importância na Mensagem de Fátima, a compreensão do seu papel mistagógico na vida cristã experimentada como existência teologal e o reconhecimento do seu valor evangélico na vida espiritual dos crentes.

Esta é uma proposta da Escola do Santuário que, através de itinerários de aprofundamento da espiritualidade da Mensagem de Fátima, tem assumido, desde o início de 2018, a missão de aprofundar e descobrir a espiritualidade da Mensagem de Fátima, através da sua leitura em relação com experiências significativas da contemporaneidade, e do reconhecimento da sua eclesialidade e relevância pastoral.

 

PROGRAMA
Sábado, manhã
10:00. Acolhimento e oração da manhã
10:30. Os Mistérios da Luz: perspetiva bíblica e espiritual. José Nuno Silva e Sandra Bartolomeu, snsf
12:00. Trabalho de grupo
13:00. Almoço
Sábado, tarde
14:30. Plenário
15:30. O Rosário na vida da Igreja: no mistério cristão. José Nuno Silva
16:30. Intervalo
17:00. Contas da luz: contemplação, missa, adoração
19:30. Jantar
21:00. Partilhar a luz
Domingo, manhã
09:00. Oração da manhã
09:30. O Reino. André Pereira
10:20. Intervalo
10:50. Viver e crer, esperar e amar. Pedro Valinho Gomes
11:40. Aprofundamento teologal
12:30. Avaliação
13:00. Almoço
Domingo, tarde
15:00. Missa

 

PDF

HORÁRIOS

18 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 18h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.