04 de março, 2019

3J3A7573.jpg

 

Sete jovens aceitaram o desafio do Santuário e durante cinco dias refletem as suas vidas a partir de Deus

“Vermo-nos a nós mesmos em Deus” é o tema do novo itinerário de espiritualidade e discernimento vocacional para jovens no âmbito da Escola do Santuário

 

Desde a passada sexta-feira que sete jovens, com idades compreendidas entre os 22 e os 36 anos, estão a viver uma experiência de espiritualidade diferente, a partir do exemplo dos Pastorinhos, que se viram a si mesmos em Deus e a partir de Deus.

“Procuramos que estes jovens façam esta experiência em Fátima e depois a estendam ao dia-a-dia das suas vidas. Trata-se de uma experiência que vai acontecendo, é um caminho com muitos passos mas cada um, ao seu ritmo, certamente que depois desta experiência o poderá fazer na sua própria vida” afirmou à Sala de Imprensa do Santuário a Irmã Sandra Bartolomeu, religiosa da congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima, e que pertence ao Departamento de Pastoral da Mensagem de Fátima, principal responsável pela dinamização da Escola do Santuário.

Esta experiência de amadurecimento espiritual e existencial através da descoberta de Deus na vida de cada um começou na passada sexta feira e termina amanhã, dia de Carnaval.

Partindo das palavras que o Papa Paulo VI proferiu na Cova da Iria a 13 de maio de 1967, quando se referiu a Fátima como “eco do Evangelho” e “acontecimento de Deus na história que provoca o homem para ser plenamente homem”, o itinerário é apresentado como uma oportunidade de amadurecimento pessoal, concretizada através da procura, descoberta, aprofundamento e discernimento da presença de Deus na vida de cada jovem.

“Depois de ter feito uma experiência no Seminário e de já ter iniciado um estágio pastoral numa paróquia continuo a percorrer este caminho, procurando e perguntando o que Deus quer de mim”, afirmou, por seu lado, Dani Gil.

“Tem sido uma bela experiência de Deus e desta experiência levo comigo uma grande liberdade de escolher e de seguir esta minha opção vocacional” acrescentou destacando o silêncio como a grande oportunidade para um verdadeiro encontro com Deus.

“Vim, justamente, para procurar uma paz interior que o ritmo da vida por vezes não me oferece” referiu, ainda, Andreia Bernardo, uma das duas raparigas que participa neste retiro.

“É uma urgência do nosso tempo: parar, fazer silêncio e alhearmo-nos dos vários estímulos. Se este retiro for o isco para dar continuidade ao caminho julgo que isso já nos satisfaz”, acrescentou a religiosa.

O encontro de quatro dias tem procurado refletir sobre o sentido da vida através da “luz de Deus”, partindo da experiência que é relatada pela irmã Lúcia nas suas Memórias, onde “Deus se faz presente como uma experiência de luz que se reflete nas mãos da Mãe de Jesus e envolve os Pastorinhos”.

Depois da experiência do silêncio, hoje o grupo passa todo o dia no centro João Paulo II, que acolhe 192 pessoas com diferentes tipos de deficiência.

Serem voluntários por um dia nesta instituição em Fátima integra-se numa experiência de cuidado face à fragilidade do outro, vendo nele o rosto de Cristo.

“Em Deus todos têm uma missão e o nosso dever é ajudar cada uma destas pessoas, que são as últimas de todas, a levar por diante a sua missão”, afirmou o Pe. José Nuno Silva, diretor do Departamento de Pastoral da Mensagem de Fátima, momentos antes do inicio de mais esta experiência.

PDF

HORÁRIOS

26 abr 2024

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 09h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.