23 de novembro, 2016

D0202156.JPG


Abertura do Ano Jubilar do Centenário das Aparições de Fátima

Celebrações serão presididas pelo bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto
 

A abertura do Ano Jubilar do Centenário das Aparições de Fátima realiza-se no próximo dia 27 com a passagem do Pórtico Jubilar, no alto do Recinto de Oração, e a celebração da missa dominical na Basílica da Santíssima Trindade, presidida pelo bispo da diocese de Leiria-Fátima, D. António Marto.

Os peregrinos são convidados a participar na oração do Rosário, às 10h00, na Capelinha das Aparições, seguindo depois em procissão, com a Imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima até à Basílica, com uma passagem pelo Pórtico Jubilar, o que marcará o início de uma ritualidade própria sugerida no Itinerário do Peregrino durante o Ano Jubilar do Centenário das Aparições na Cova da Iria.

A criação deste Pórtico Jubilar resulta da intenção de dotar o Santuário de um elemento visual que possa celebrar os cem anos de Fátima, evocando simultaneamente a memória do arco que, em 1917, assinalou o lugar das aparições, e sob o qual foram fotografados Francisco Jacinta e Lúcia.

Por outro lado, simboliza a ideia de uma `porta santa´ uma vez que a sua estrutura se desenha em torno do conceito de marco que assinala um lugar sagrado e a sua configuração é a de uma porta encimada por uma cruz. Aliás, ali estão presentes os elementos que já constituíam o pórtico de 1917: a cruz central e as lanternas que a ladeiam, em clara referência à marca cristológica da mensagem de Fátima.

Ali estarão, igualmente dispositivos que colocarão, nas sete línguas habituais, à disposição dos peregrinos o Itinerário Jubilar, que passa por diversos lugares e propõe vários tipos de oração.

A jornada de abertura do Ano Jubilar começa no sábado, às 14h30, com a abertura da exposição “As cores do Sol: a luz de Fátima no mundo contemporâneo. Exposição evocativa da aparição de outubro de 1917”, no Convivium de Santo Agostinho, no Piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade.

Segue-se, já no salão do Bom Pastor, no Centro Pastoral de Paulo VI, a apresentação do tema do ano por D. António Couto, bispo da diocese de Lamego, a partir do Salmo 125 “O Senhor fez maravilhas”. Intervirão nesta sessão o reitor do Santuário de Fátima, Pe Carlos Cabecinhas, na abertura e o bispo da diocese de Leiria-Fátima, D. António Marto, no encerramento.

Durante esta sessão haverá ainda um apontamento musical e o lançamento da medalha comemorativa do Centenário.

PDF

HORÁRIOS

20 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 10h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.