12 de outubro, 2013

 
 




Um caminho sob o olhar de Maria
 
O título da obra sobre a Irmã Lúcia, agora publicada, é inspirado no que a biografada deu ao seu longo escrito, guardado no Carmelo de Coimbra, “O meu caminho”. A autoria desta obra é da responsabilidade das Irmãs do Carmelo de Santa Teresa de Coimbra. O prefácio é de D. Virgílio Antunes, Bispo de Coimbra, que assinala a importância desta religiosa para Portugal, para a Igreja e até para o mundo, e faz votos de que esta biografia “ajude todos os seus leitores a colher os distintivos essenciais da vida da Irmã Lúcia: o amor de Deus, a devoção filial a Nossa Senhora, a fidelidade incondicional à Igreja e o empenho pela salvação da humanidade perdida”.
Na breve introdução, as autoras afirmam: “vamos acompanhá-la, no seu longo caminho, onde os espinhos não faltaram, mas por onde correu em abundância, como água cristalina de uma nascente sempre em direção ao mar, o amor que lhe deu força na sua passagem pelo mundo, que para ela foi apenas o caminho para Deus”.
A primeira parte (1907-1925), em seis capítulos, assenta no que a Irmã Lúcia escreveu ou disse sobre a sua infância, as aparições do Anjo e de Nossa Senhora, o período depois das aparições, a sua despedida de Fátima e a sua vivência de educanda, no Porto.  
A segunda parte (1925-2005), em onze capítulos, sobre a sua vivência de pessoa consagrada, subdivide-se em dois períodos: como Irmã Maria das Dores, religiosa da Congregação de Santa Doroteia (1925-1948) e como Irmã Maria Lúcia de Jesus e do Coração Imaculado, religiosa da Ordem das Carmelitas Descalças (1948-2005).  
Numa terceira parte (capítulos 18 e 19), descrevem-se os encontros com o “Bispo vestido de branco”, nas pessoas de Paulo VI, Cardeal Albino Luciani (João Paulo I), João Paulo II e Cardeal Joseph Ratzinger (Bento XVI) e, finalmente, os seus últimos anos de vida, o falecimento e a trasladação para Fátima (1999-2006).
Em breve conclusão, um testemunho comovido e saudoso: “Foi com carinho de Irmãs, que percorremos, ao lado da Irmã Lúcia, o longo caminho da sua vida, iluminada pelo profundo amor a Nossa Senhora”.
Junta-se um elenco de fontes e bibliografia, com particular atenção para os numerosos escritos da Irmã Lúcia, impressos ou ainda inéditos. Fazemos referência elogiosa à inclusão de cerca de 250 fotografias, dispersas por todo o livro, muitas das quais inéditas, algumas das quais reproduzem escritos originais da própria Irmã Lúcia.
 
CARMELO DE COIMBRA – Um caminho sobre o olhar de Maria: Biografia da Irmã Maria Lúcia de Jesus e do Coração Imaculado, O. C. D. Marco de Canavezes: Edições Carmelo, 2013, 495 páginas.  
 
                                                                                         P. LUCIANO CRISTINO
                                                                               Serviço de Estudos e Difusão (Sesdi)
PDF

HORÁRIOS

26 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 18h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.