10 de setembro, 2017

AF BANNER Ciclo de Musica Sacra.png

 

Basílica Nossa Senhora do Rosário acolhe coro Capella Duriensis para um concerto de música sacra

Momento musical vai ter como tema a “A Virgem Maria na Tradição da Polifonia Ocidental”

 

A Basílica de Nossa Senhora do Rosário, no Santuário de Fátima, recebe este domingo o coro Capella Duriensis para um concerto de música sacra intitulado “A Virgem Maria na Tradição da Polifonia Ocidental”. 

No âmbito da celebração do Centenário das Aparições, a iniciativa está inserida no Ciclo de Música Sacra e oferece aos peregrinos uma evocação de memórias e tradições do papel de Maria na História da Salvação e na História da Igreja, na expressão da polifonia.

A Capella Duriensis apresenta-se como embaixadora internacional da música sacra portuguesa, apresentam desde 2012 concertos em mosteiros e monumentos de todo o país em que combinam e simultaneamente, contrapõem obras renascentistas à cappella, com organum medieval, canções populares da Europa Ocidental e Oriental, música sacra da Igreja Ortodoxa Oriental e composições dos séculos XX e XXI.

Após uma tournée no Reino Unido em 2012, nas catedrais de Wells e Bristol, a Capella Duriensis foi distinguida como “maravilhosa embaixadora” da música portuguesa.

A dirigir o grupo musical estará Jonathan Ayerst, que se iniciou na música coral enquanto pequeno cantor na catedral de Truro e, posteriormente, frequentou a Escola da Catedral de Wells, no Reino Unido. Foi organista principal na Igreja de St. Benet Fink, em Londres, e realizou concertos de órgão na Alemanha, Reino Unido e Portugal (Porto).

A entrada no concerto é livre.

 

Programa

Canto Gregoriano

Ave Maris Stella

 

Charles Marie Widor (1844-1937)

Sinfonia n.º 1, op. 13, para órgão

Prelude

 

Filipe de Magalhães (1571-1652)

Missa de Beata Virgine Maria

Kyrie

Gloria

 

Charles Marie Widor (1844-1937)

Sinfonia n.º 1, op. 13, para órgão

Marche Pontificale

Méditation

 

Filipe de Magalhães (1571-1652)

Missa de Beata Virgine Maria

Sanctus

Agnus Dei I & II

 

Josquin des Prez (c. 1440-1521)

Illibata Dei virgo nutrix

 

Charles Marie Widor (1844-1937)

Sinfonia n.º 1, op. 13, para órgão

Finale

 

Francis Poulenc (1899-1963)

Litanies à la Vierge Noire

PDF

HORÁRIOS

19 abr 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições, e procissão das velas, no Recinto de Oração

  • 21h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.