08 de dezembro, 2016

VII Ciclo de ConferenciasArtboard 1 (2).png

 

Poeta Ruy Ventura profere conferência no Santuário de Fátima

Basílica de Nossa do Rosário de Fátima acolhe último ciclo de conferências  do Centenário centrado no tema do ano pastoral "O meu imaculado coração será o teu refúgio e o caminho que te conduzirá até Deus"

 

A Basílica de Nossa Senhora do Rosário vai acolher no próximo domingo, dia 11 de dezembro pelas 16h00, a primeira de cinco conferências agendadas até abril de 2017, completando desta forma o ciclo de conferências que marcou o septenário de celebração do Centenário das Aparições na Cova da Iria.

O orador desta primeira conferência intitulada “«Maria guardava tudo no seu coração» - Da devoção a Maria a uma espiritualidade cordial”, é o poeta Ruy Ventura.

Oriundo da região da Serra de São Mamede no Alentejo é licenciado em Línguas e mestre em Estudos Portugueses pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, e desde 1995 que é docente, dividindo a sua actividade entre o 2º ciclo do ensino básico e o ensino superior. Iniciou a sua atividade literária na primeira metade dos anos 90. Escritor premiado, editou poemas e ensaios em variadíssimas publicações periódicas portuguesas, brasileiras, espanholas e norte-americanas, tendo assinado prefácios ou posfácios de algumas obras literárias editadas em Portugal e no Brasil. Presentemente, dirige com Nuno Matos Duarte a revista ibero-americana de cultura Devir.

O Santuário de Fátima apresenta há vários anos momentos de reflexão, formação e ciclos de conferências. Todas as conferências terminam com um apontamento musical.

Os Fragmentos Musicais contam neste primeiro momento com a Pequena Cantata de Natal pelo Coro de Câmara da Bairrada sob direção de Tiago Matias.

Neste concerto, integrado no Ciclo de Conferências do sétimo ano da celebração do Centenário das Aparições de Fátima, o Coro de Câmara da Bairrada oferece um momento musical com repertório ajustado à quadra natalícia, apresentando, entre outras, obras compostas ou arranjadas por compositores portugueses.

O Coro de Câmara da Bairrada é um grupo de referência na região centro do país com uma formação eclética. Apresenta-se de várias formas: a capella, com quarteto de cordas, com orquestra. O CD lançado em novembro de 2014, tornou o coro conhecido em todo o país. O coro nasceu em 2005, agregando professores, pais e alunos da Escola de Artes da Bairrada. Destacou-se desde a sua formação pelas parcerias com orquestras, nomeadamente a Orquestra Filarmonia das Beiras, a Sinfonietta de Braga e a Orquestra de Câmara da Bairrada.

Neste percurso de quase dez anos contam-se perto de uma centena de apresentações públicas em Portugal e França.

PDF

HORÁRIOS

25 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.