search clock-o download play play-circle-o volume-up image map-marker plus twitter facebook rss envelope linkedin close exclamation-triangle home bars angle-left angle-right share-alt clock-o arrow-up arrow-down2 folder folder-folder-plus folder-open calendar-o angle-down eye refresh

PÁGINA OFICIAL

Santuário de Fátima

Transmissão Online

Virgem Peregrina vai estar em quatro continentes

19 de janeiro, 2018

2018-01-19_Virgem_Peregrina_Venezuela.jpg

Virgem Peregrina vai estar em quatro continentes

Ícone mariano tem já agendadas 20 viagens para 2018

A Virgem Peregrina irá viajar pela Europa, África, América do Norte e América do Sul, de acordo com o calendário já estabelecido para 2018.

Todos os anos, chega ao Santuário um elevado número de pedidos de envio deste ícone mariano único para comunidades católicas de todo o mundo. Por forma a corresponder a todos eles, foram feitas, ao longo dos anos, 12 Imagens semelhantes à primeira, que foi produzida segundo indicações da Irmã Lúcia e coroada a 13 de maio de 1947.

Uma das imagens da Virgem Peregrina está a percorrer a região da Sicília, na Itália, desde novembro de 2017, numa visita dinamizada pelo Apostolado Mundial de Fátima daquela região, que se prolongará até ao final de março deste ano.

No mês de fevereiro, a Virgem Peregrina irá estar em várias dioceses de Espanha. A pedido do Apostolado Mundial de Fátima, a Imagem permanecerá no país vizinho até outubro.

Sob a coordenação do Movimento Mariano da Mensagem de Fátima, de Itália, a Virgem Peregrina tem estado a visitar várias dioceses daquele país desde novembro de 2016, numa viagem que terminará no final deste ano. A norte, este ícone mariano marcará presença em Brescia, no decorrer do próximo mês de fevereiro, e na região da Lombardia, na segunda quinzena de abril, a pedido dos Servos do Coração Imaculado de Maria e do Apostolado Mundial de Fátima.

Ao continente africano, a Virgem Peregrina irá na primeira quinzena de abril, através de uma visita que fará ao Santuário de Nossa Senhora da Divina Misericórdia, situado na cidade de Allada, no Benin.

O mês de Maria é o que tem mais viagens agendadas. Em maio, em Portugal, a Virgem Peregrina irá estar: na paróquia da Caranguejeira, diocese de Leiria-Fátima; em Óbidos e paróquia de Almargem do Bispo, patriarcado de Lisboa; e na paróquia de Gafanha da Encarnação, diocese de Aveiro. Além-fronteiras, a Imagem viajará para Montreal, no Canadá, Brasil e Colômbia.

Em junho, a Virgem Peregrina irá estar presente no “III Congresso Internacional em honra dos Corações de Jesus e Maria”, em Miami, nos Estados Unidos da América. Durante o mês de setembro, a Imagem regressa à diocese de Toledo, em Espanha e, em outubro, volta aos Estados Unidos da América, para visitar uma paróquia de New Jersey.

Virgem Peregrina visitou a Coreia do Sul e a Venezuela em 2017

Pela sua importância, e depois de viajar por vários países do mundo, a primeira imagem da Virgem Peregrina foi entronizada na Basílica de Nossa Senhora de Fátima, a 13 de maio de 2016, de onde só sai em momentos especiais. Uma destas ocasiões aconteceu em novembro último, quando a primeira Virgem Peregrina nº 1 viajou até ao Santuário de San Giovanni Rotondo, em Itália, onde se encontram os restos mortais do Padre Pio de Pieltrecina, sacerdote que tinha uma forte ligação a Fátima.

No ano do Centenário das Aparições, as outras 12 imagens da Virgem Peregrina fizeram várias viagens pelo mundo, entre as quais se destacam, pela conjuntura política que os países atravessam, as visitas à Coreia do Sul e à Venezuela.

Sob a coordenação do Apostolado Mundial de Fátima na Coreia do Sul, a Imagem esteve em 12 dioceses daquele país, entre agosto e outubro de 2017, onde os fiéis pediram a “intercessão e o cuidado maternal da Santíssima Virgem Mãe de Deus” para o processo de independência e para a paz na península coreana.

Entre abril e novembro, a Virgem Peregrina esteve na Venezuela (foto acima), um país que tem atravessado uma instabilidade política e social. Para os responsáveis pela organização desta visita, a presença da Virgem Peregrina foi “sinal de esperança para todos e consolo para levar a vida por diante”.

Em 2017, a Imagem da Virgem Peregrina fez mais de 30 viagens, levando a sua mensagem de paz a países como Espanha, França, Itália, Luxemburgo, Holanda, República Checa, Eslovénia, Brasil, Panamá, Angola e África do Sul.

Na apresentação da temática do novo ano pastoral, em dezembro passado, o reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, sublinhou a “especial atenção” que será dada à Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima em 2018, “para perceber a relevância pastoral incontornável para as vidas e os contextos das comunidades às quais é levada”.