A 13 de maio em Fátima, em celebração para a qual é convidado todo o povo de Deus, o pontificado do Papa Francisco será consagrado a Nossa Senhora de Fátima. Como resposta ao pedido apresentado pelo Papa ao Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, para que este consagrasse o seu pontificado a Nossa Senhora de Fátima, os bispos portugueses decidiram que esta consagração se fará no próximo dia 13 de maio.
D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, está em visita pastoral ao Santuário de Fátima de 16 a 21 de abril. Depois de ter concluído a visita pastoral às paróquias da diocese, D. António Marto entendeu oportuno fazer também a visita ao Santuário de Fátima, como manifestação da sua solicitude pastoral. Nas palavras do reitor do Santuário, padre Carlos Cabecinhas, “temos a enorme alegria de acolher o nosso bispo. O bispo diocesano é o nosso pai na fé que, com a sua presença e a sua palavra, nos indica o caminho a seguir, no seguimento de Cristo”.
O Papa Francisco pediu, por duas ocasiões, a D. José Policarpo, cardeal patriarca de Lisboa e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, que consagrasse o seu ministério petrino a Nossa Senhora de Fátima. A revelação foi feita esta tarde no Santuário de Fátima por D. José Policarpo, na sessão de abertura da 181.ª Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).
No terceiro ano da celebração do Centenário das Aparições, o tema pastoral proposto aos peregrinos centra-se na mensagem da segunda aparição de Nossa Senhora em Fátima, a 13 de junho de 1917. Também a Peregrinação das Crianças, a 9 e 10 de junho próximo, assumirá o desafio de falar aos mais novos sobre este acontecimento e sobre a mensagem aqui deixada por Maria. O tema da peregrinação será "Coração de Maria, refúgio e caminho"