- São falsas e caluniosas as acusações amplamente divulgadas na internet, segundo as quais, por ordem da Reitoria do Santuário de Fátima, são maltratados ou abatidos os cães ali encontrados; - As imagens chocantes, que mostram cães enjaulados, não foram captadas no Santuário de Fátima, como pretende mostrar a sua inclusão nas comunicações que estão a circular na internet, mas foram retiradas de um site de luta contra os maus tratos a animais, sem que se cite a fonte; Para aceder ao Comunicado da Reitoria na íntegra:
Numa organização da Capelania dos Africanos do Patriarcado de Lisboa, a comunidade africana em Portugal peregrinou a 7 de Agosto ao Santuário de Fátima. Sob o lema «Santa Maria Mãe de Deus, rogai pelo continente Africano!» largas centenas de pessoas trouxeram a este santuário os sons, as cores e as tradições dos povos africanos, num saudável convívio entre cultura e fé católica. Presidiu à peregrinação o bispo guineense de Bissau, D. José Camnate.
A peregrinação dos dias 12 e 13 de Agosto é presidida por D. Claude Schockert, Bispo de Belfort-Montbéliard e presidente do Serviço Nacional da Pastoral dos Migrantes de França. O tema que o Santuário de Fátima propõe à reflexão dos seus peregrinos é este mês «Pelo Espírito vivereis». Porque o maior grupo em Fátima é nestes dias o da “Peregrinação do Migrante e do Refugiado”, uma organização da Comissão Episcopal da Mobilidade Humana, outro lema lhes é proposto: “Com Francisco e Jacinta acolher Cristo nos Migrantes e Refugiados Menores”. (Foto de 13.08.2009)
Como vem sendo ha-bitual desde há 24 anos a esta parte, no primei-ro domingo de Agosto, o Santuário de Fátima convida os seus volun-tários que trabalham nos Postos de Infor-mações a participar na Peregrinação Anual dos Acolhedores. A peregrinação, a 1 de Agosto, tem como tema: “Reparte com alegria como a Jacinta”.